Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3720
Title: Desoneração da folha de pagamento: um estudo de caso sobre as alterações da contribuição patronal numa empresa do ramo de construção civil
Authors: Costa Júnior, Ivanilson Bezerra da
Keywords: Construção civil;Desoneração da folha de pagamento;Plano Brasil maior
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA JÚNIOR, Ivanilson Bezerra da. Desoneração da folha de pagamento: um estudo de caso sobre as alterações da contribuição patronal numa empresa do ramo de construção civil. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O Plano Brasil Maior, instituído pelo Governo Federal em 2011, que visa estabelecer a sua política tecnológica, industrial, de serviços e de comércio, com o intuito de estimular a competitividade da indústria brasileira, trouxe entre outras medidas, a desoneração da folha de pagamento, que substitui o recolhimento da contribuição patronal sobre a folha de pagamento, passando a incidir a Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, que é calculada a partir de alíquota específica sobre o faturamento bruto. Essa pesquisa tem o objetivo de, em uma empresa do ramo da Construção Civil, realizar uma análise sobre as alterações trazidas por esta substituição na forma de recolhimento. Por se tratar de uma das áreas que possui uma alta capacidade de elevação da taxa de emprego, de produto e de renda, devido ao seu elevado poder de absorção de mão de obra, para a Construção Civil se faz necessário desonerar o seu custo com salários e seus respectivos tributos. Para tanto, utilizou-se a seguinte metodologia para alcance dos objetivos deste trabalho e para a sua realização, efetuou-se uma pesquisa exploratória, no qual o procedimento utilizado foi o estudo de caso. Os resultados demonstram que a desoneração tem sido benéfica para a entidade, porém não acarretou um incremento na força de trabalho. Deste modo, conclui-se que uma correta relação entre a receita bruta e a folha de salários poderá gerar vantagens competitivas e redução de encargos para a empresa.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3720
Other Identifiers: 2012966895
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DesoneracaoDaFolha_CostaJunior_2014.pdfCiências Contábeis345,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons