Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3718
Title: Estudo da relação entre a classificação dos clubes de futebol no campeonato brasileiro e sua situação econômico-financeira no período de 2010 a 2012.
Authors: Azevedo, Tiago Silva
Keywords: Indicadores econômico-financeiros;Desempenho;Ressalvas;Contabilização;Futebol
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: AZEVEDO, Tiago Silva. Estudo da relação entre a classificação dos clubes de futebol no campeonato brasileiro e sua situação econômico-financeira no período de 2010 a 2012. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal investigar a relação existente entre o desempenho dos principais clubes de futebol no campeonato brasileiro e seu desempenho econômico-financeiro por meio de um modelo de regressão em painel Os objetivos específicos foram o de evidenciar a situação de liquidez, endividamento e rentabilidade dos clubes; verificar quais as principais ressalvas nos relatórios de auditoria das equipes e checar se a contabilização dos custos com atletas de futebol das entidades desportivas foram feitas de acordo com as normas reguladoras. Para esse estudo foi utilizada a metodologia de pesquisa documental, tendo como fonte de informações as Demonstrações Contábeis, as Notas Explicativas e os Relatórios de Auditoria. Foram analisados 16 clubes dentro de um espaço temporal de três anos, 2010 a 2012. O estudo revelou que os indicadores econômico-financeiros que tinham relação significativa com a classificação no campeonato brasileiro foram o índice de liquidez seca e o índice de liquidez imediata, ambos com uma relação de quanto maior seu valor, melhor a posição dos times; e o índice de endividamento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3718
Other Identifiers: 2010014855
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoDaRelacao_Azevedo_2014.pdfCiências Contábeis745.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons