Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3716
Title: Contribuições da contabilidade de custo para a gestão de uma empresa de prestação de serviços do setor de engenharia civil.
Authors: Pessoa, Vanessa Fasanaro de Pinho
Keywords: Contabilidade de custos;Gestão de custos;Margem de contribuição;Ponto de equilíbrio
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PESSOA, Vanessa Fasanaro de Pinho. Contribuições da contabilidade de custos para a gestão de uma empresa de prestação de serviços do setor de engenharia civil. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A gestão empresarial requer o uso de informações que propiciem a compreensão da capacidade de geração de valor pelo empreendimento, tanto do ponto de vista das receitas quanto das despesas, bem como para fins de planejamento, registro, controle e avaliação de desempenho. Com base nestas informações o gestor pode decidir quais as decisões que devem ser tomadas, no sentido de obter lucros, identificar vantagens competitivas e avaliar o próprio desempenho e dos seus colaboradores. No setor de serviços esta preocupação é importante, tanto pela acirrada competitividade no mercado, quanto pela necessidade de controle precisos devido à intangibilidade dos serviços e a complexidade dos seus processos, geralmente intensivos em mão de obra. No segmento da construção estas preocupações ganham maior relevância na medida em que envolvem quantidades substanciais de recursos, inclusive com materiais e equipamentos e podem ter uma duração prolongada, fazendo com que aumente o risco eventuais resultados indesejáveis, se estes só forem apurados após a sua conclusão. O objetivo desse estudo é investigar as contribuições da contabilidade de custos para auxiliar na tomada de decisão em uma empresa prestadora de serviços na área de engenharia civil. Para tanto, procedeu-se uma pesquisa aplicada, caracterizada quanto aos meios como pesquisa de campo, documental, bibliográfica, pesquisa-ação e participante e, quanto à natureza, em qualitativa. Para a coleta de dados utilizou-se de entrevistas não estruturadas e visitas técnicas a empresa estudada, documentos e relatórios existentes na organização, referentes ao exercício 2013. Os dados financeiros foram organizados em planilhas no Excel®, a partir da compreensão do processo e necessidades informacionais, de acordo com os gestores, utilizando o método de custeio variável e o sistema de acumulação de custo por ordem, a fim de proporcionar-lhes ferramentas de gestão, tais como a demonstração do exercício com enfoque em contribuição marginal, cálculo do ponto de equilíbrio, e definição do mix ótimo de operações. Observou-se que, no período estudado, a empresa obteve um lucro operacional líquido de obteve um lucro operacional líquido de apenas 0,43% da receita, que 20,80% do gasto com mão de obra direta, foram perdidos com a ociosidade, que as melhores margens são geradas pelos serviços de manutenção de poços, 46,60%, sondagem, 44,33% e Topografia, 31,75%, enquanto que Poços tubulares contribuíram apenas 15,89% e Instalação e manutenção de bombas tem resultado negativo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3716
Other Identifiers: 2010014863
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContribuicoesDaContabilidade_Pessoa_2014Ciências Contábeis683.2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons