Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3696
Title: As potencialidades da formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências nos anos iniciais.
Authors: Silva, Manuela Izidio da
Keywords: Ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais;Necessidades formativas;Potencialidades Formativas;Formação Inicial
Issue Date: 16-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Manuela Izídio da. As potencialidades da formação inicial do pedagogo para o ensino de ciências nos anos iniciais. 2019. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Situado na interseção entre o Ensino de Ciências e a Formação inicial de professores o trabalho tem como objetivo investigar como se dá a formação do pedagogo sobre o ensino de ciências e se essas necessidades formativas têm sido contempladas na formação inicial. Para tanto, buscamos responder à seguinte questão: Quais as potencialidades do curso de Pedagogia da UFRN para a formação do futuro professor que lecionará Ciências nos anos iniciais? Para isso realizamos um estudo de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso com os discentes do 5° e 7° período através do componente curricular ensino de ciências naturais I no período letivo de 2015.2 no curso de Pedagogia da UFRN. Para tanto, utilizamos como instrumentos e estratégias a aplicação de questionário, a observação e dois grupos focais. Dos dados coletados, emergiram diversos aspectos que foram agrupados por categoriais, tendo como principais temas: a relevância do ensino de ciências na ótica desses futuros docentes; de que maneira as necessidades formativas desses futuros pedagogos, em relação ao ensino de ciências, são contempladas para essa formação; e as contribuições do ensino de ciências por investigação na formação inicial. Nesse sentido, é evidenciado uma formação que possibilita a renovação do ensino de ciências e práticas inovadoras dos futuros professores por meio de reflexões sobre a prática desse futuro professor, fundamentação teórica, metodológica e (re)construção dos conhecimentos através do ensino por investigação.
Abstract: Situado na interseção entre o Ensino de Ciências e a Formação inicial de professores o trabalho tem como objetivo investigar como se dá a formação do pedagogo sobre o ensino de ciências e se essas necessidades formativas têm sido contempladas na formação inicial. Para tanto, buscamos responder à seguinte questão: Quais as potencialidades do curso de Pedagogia da UFRN para a formação do futuro professor que lecionará Ciências nos anos iniciais? Para isso realizamos um estudo de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso com os discentes do 5° e 7° período através do componente curricular ensino de ciências naturais I no período letivo de 2015.2 no curso de Pedagogia da UFRN. Para tanto, utilizamos como instrumentos e estratégias a aplicação de questionário, a observação e dois grupos focais. Dos dados coletados, emergiram diversos aspectos que foram agrupados por categoriais, tendo como principais temas: a relevância do ensino de ciências na ótica desses futuros docentes; de que maneira as necessidades formativas desses futuros pedagogos, em relação ao ensino de ciências, são contempladas para essa formação; e as contribuições do ensino de ciências por investigação na formação inicial. Nesse sentido, é evidenciado uma formação que possibilita a renovação do ensino de ciências e práticas inovadoras dos futuros professores por meio de reflexões sobre a prática desse futuro professor, fundamentação teórica, metodológica e (re)construção dos conhecimentos através do ensino por investigação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3696
Other Identifiers: 2012957250
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons