Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3689
Title: Reflexão com base no Estágio Curricular Supervisionado:proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Authors: Almeida, Rafaela Winklan de
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Perspectivas;Refexão
Issue Date: 15-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALMEIDA, Rafaela Winklan de. Reflexões com base no estágio curricular obrigatório: proposta curricular para a educação de jovens e adultos (EJA). 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Opresente trabalho problematiza a metodologia infantilizada utilizada nas práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos, e tem como objetivo de estudo descrever o surgimento da EJA como modalidade de ensino na legislação brasileira; pesquisar e analisar criticamente como é organizado o currículo da EJA; procurar refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida em salas de aula da EJA e revelar o perfil do professor do aluno da EJA. O interesse nesta pesquisa originou-se na proximidade com jovens e adultos estudantes dessa modalidade de ensino e no interesse em saber se suas necessidades de aprendizagem eram satisfeitas em seu processo de escolarização. Esta pesquisa encontra relevância no conhecimento e na reflexão da proposta oferecida à EJA. Essa pesquisa utiliza de uma abordagem qualitativa, e fundamenta-se em autores como Barreto (2006), Freire (1996); Gadotti (2013), Miguel Arroyo (2007), Ribeiro (2001); Brasil (1996), o Parecer (nº.11/2000) estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Educação (CNE) e Câmara de Educação Básica (CEB).Com esta pesquisa pode-se observar a heterogeneidade de idade desses indivíduos no qual, a maioria dos alunos que frequentam essa modalidade são pessoas de baixa renda, que buscam, através do ensino, melhorar suas condições de vida. Por se tratar de uma modalidade diferenciada, necessita-se de um atendimento mais característico, onde o educador deve, em sua prática, proporcionar o conhecimento de forma que envolva o aluno em todas as dimensões do saber e os proporcione uma inserção na sociedade com mais autonomia e segurança de suas ações.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3689
Other Identifiers: 2010031946
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proposta curricular para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)_Monografia_2016.pdf241.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons