Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3668
Title: Motivação no trabalho: a percepção dos bombeiros militares do setor de operações do grupamento de busca e salvamento do corpo de bombeiros militares do Rio Grande do Norte
Authors: Silva, Wilde Luiz Almeida da
Keywords: Bombeiros;Teorias motivacionais;Motivação para o trabalho
Issue Date: 18-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Wilde Luiz Almeida da. Motivação no trabalho: a percepção dos bombeiros militares do setor de operações do grupamento de busca e salvamento do corpo de bombeiros militares do Rio Grande do Norte. 2015. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A motivação tem relação com os processos que determinam a maneira como as pessoas se comportam, o que torna o estudo desse temabastante relevante quando relacionado aos aspec-tos que envolvem o ambiente de trabalho, atribuindo-lhe caráter estratégico para o bom funci-onamento das organizações.Este trabalho aborda a percepção dos profissionais que integram o setor de operações do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (GBS/RN) quanto a sua motivação para o trabalho que desempenham.O questionário foi aplicado com 50 militares que compõem o efetivo do GBS, e os dados cole-tados foram analisados de acordo as principais teorias motivacionais, três delas: teoria da hie-rarquia das necessidades de Maslow, teoria das expectativas de Vroom e teoria ERC de Alder-fer. A pesquisa mostrou que 71% dos sujeitos consideram-se motivados ou muito motivados para o trabalho, principalmente devido ao reconhecimento e à confiança da sociedade sobre o trabalho dos bombeiros e o prazer de poder ajudar pessoas e salvar vidas. Entretanto, há itens que foram classificados como pouco motivadores ou desmotivadores, de acordo com a reali-dade atual da instituição. As menoresmédias foram referentes às condições de trabalhos sob as quais os profissionais desempenham suas funções.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3668
Other Identifiers: 2011032580
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MotivacaoNoTrabalho_Silva_2015.pdfTexto completo966,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.