Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3665
Title: Uma análise dos processos licitatórios em municípios do Rio Grande do Norte: os casos de Acari, Caicó, São José do Seridó e São João do Sabugi
Authors: Fernandes, Thulio de Araújo
Keywords: Administração Pública Municipal;Licitação;Processo Licitatório;Transparência
Issue Date: Jun-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Thulio de Araújo. Uma análise dos processos licitatórios em municípios do Rio Grande do Norte: os casos de Acari, Caicó, São José do Seridó e São João do Sabugi. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O desafio da melhoria da gestão pública é um assunto que compete a todas as partes interessadas, principalmente seu principal cliente: o cidadão. Este trabalho busca analisar o processo de licitação e suas modalidades nos municípios potiguares de Acari, Caicó, São José do Seridó e São João do Sabugi no ano de 2014, com foco em identificar o perfil do procedimento realizado nessas administrações públicas em estudo, observando as áreas mais utilizadas dentro no município e fazendo uma análise em relação às potencialidades e limites para as práticas licitatórias estudadas. Para tanto, do ponto de vista metodológico baseou-se em uma pesquisa explicativa, subtipo documental, onde se recorreu a documentos dentro da empresa RJ Assessoria a Municipios LTDA, empresa especializada em consultoria técnico-administrativa a governos municipais que presta assessoria a cerca dos municípios em estudo, além de documentos da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). A coleta de dados foi realizada através de pesquisa em portais da transparência do governo. Os resultados obtidos evidenciaram que, no geral, a modalidade “pregão presencial” tipo “menor preço” é a mais utilizada dentro dos municípios. O lado positivo é que movimenta as empresas locais pela proximidade, porém, é preciso ter atenção a possíveis irregularidades como o favorecimento indevido a determinada empresa “A” ou “B”. Diante disso, conclui-se através da realização da pesquisa que a utilização dos procedimentos licitatórios por parte dos gestores públicos causa implicações nas finanças públicas, identificando onde os recursos estão sendo aplicados, como se pode constatar acessando os portais da transparência nos sites governamentais onde qualquer cidadão interessado tem o direito de saber onde o dinheiro de seus impostos está sendo aplicado dentro de seu município. Contudo, vale ressaltar que muito ainda há de se fazer, os municípios ainda apresentam dificuldades na otimização em algumas áreas que podem ser explicados através de diversos fatores, alguns estruturais, tais como a qualificação adequada das equipes técnicas, o uso de sistemáticas e ferramentas adequadas para gestão das compras e dos contratos, dentre outras.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3665
Other Identifiers: 2011033504
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UmaAnaliseDosProcessos_Fernandes_2015Texto completo1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.