Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3657
Título: Estudo de viabilidade econômica para a expansão de um espaço para penteados e maquiagens
Autor(es): Azevedo, Rômulo Maia
Palavras-chave: Viabilidade econômico-financeira;Maquiagem;Penteado
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: AZEVEDO, Romulo Maia. Estudo de viabilidade econômica para a expansão de um espaço para penteados e maquiagens. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O trabalho refere-se a um estudo de viabilidade econômico-financeira de um espaço que oferece serviços de penteados e maquiagens no município de Natal/RN. Foi analisada a rotina de uma profissional liberal que trabalha em domicílio ou em sua residência, prestando esses serviços. Os dados foram coletados e estudados a fim de descobrir se o negócio é viável ou não, do ponto de vista financeiro, de modo que o empreendedor tenha embasamento para a real elaboração do projeto de plano de negócio. Será estudado o mercado de atuação da empresa, as especificidades de seu setor, a melhor localização para a abertura do ponto, a análise da concorrência. A importância do estudo está relacionado ao alto índice de mortalidade das empresas nos primeiros anos, principalmente das pequenas empresas. Na parte financeira foi descoberto o investimento total para a abertura do negócio, as receitas previstas, baseados nos faturamentos já coletados, demonstrativos de fluxo de caixa, além de indicadores como (TIR) taxa interna de retorno, o ponto de equilíbrio, payback, (VPL) valor presente liquido. Ao final o empreendimento foi classificado como viável, pois supera os índices de outros investimentos feitos com o mesmo recurso. Porém é preciso ter cautela, já que o cenário econômico do país em 2015 é incerto.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3657
Outros identificadores: 2009008111
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoDeViabilidade_Azevedo_2015Texto completo1.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.