Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3651
Title: A remuneração de executivos por employees stock options e desempenho financeiro das companhias abertas: evidências para o segmento novo mercado da BMF&FBOVESPA
Authors: Assunção, Laisla Lorena Campelo de
Keywords: Employee Stock Options;Desempenho financeiro;Novo mercado;Governança corporativa
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ASSUNÇÃO, Laisla Lorena Campelo de. A remuneração de executivos por employees stock options e desempenho financeiro das companhias abertas: evidências para o segmento novo mercado da BMF&FBOVESPA. 2015. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: A discussão envolvendo remuneração de executivos tomou maior atenção após os acontecimentos que envolveram a falência de grandes companhias devido ao não alinhamento de objetivos entre gestores das companhias e os proprietários de capital. Na perspectiva de mitigar o conflito de agência, a concessão de Stock Options tem sido um mecanismo de remuneração que vem ganhando adesões consideráveis nos últimos anos. Este estudo investiga os efeitos do elemento de remuneração variável Stock Options, conhecidos como Employees Stock Options Plans (ESOP), sobre Desempenho Financeiro no conjunto de companhias de capital aberto listadas no segmento de governança corporativa diferenciado da BMF Bovespa, o Novo Mercado. A amostra foi composta por 118 das 132 companhias que figuram este segmento no ano de 2015. Foram analisados dados de remuneração variável por Stock Options do período de 2013, em observância à evolução dos indicadores financeiros do período de 2014. Os dados analisados foram extraídos do Formulário de Referência – item 13 – (disponibilizado obrigatoriamente pelas companhias como critério de permanência no segmento do Novo Mercado) e pela plataforma BloombergTM. A metodologia estatística aplicada teve como base o modelo de Regressão Linear Múltipla Cross-Sectional. Os resultados obtidos apresentaram evidências estatísticas significativas de que companhias que adotam planos de remuneração variável por opções aos principais executivos da companhia apresentam, em média, melhor desempenho financeiro.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3651
Other Identifiers: 2010014219
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARemuneracaoDeExecutivos_Assuncao_2015.pdfTexto completo350,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.