Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3594
Title: Implantação de um sistema de custeio numa indústria cerâmica e análise da margem de contribuição, ponto de equilíbrio e mark-up: Um estudo de caso.
Authors: Dantas, Inês Aline de Araújo
Keywords: Custos;Costs;Gestão;Management;absorção;Absorption
Issue Date: 30-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Inês Aline de Araújo. IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTEIO NUMA INDÚSTRIA CERÂMICA E ANÁLISE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, PONTO DE EQUILÍBRIO E MARK-UP: um estudo de caso. 2016. 53 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó/RN, 2017.
Portuguese Abstract: A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os gestores de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de custos, margem de contribuição, ponto de equilíbrio e Mark-up para auxiliar o gestor nas tomadas de decisões. Elaboramos um estudo de caso com o objetivo de evidenciar um sistema de custeio para uma indústria do setor de cerâmica que produz telhas e lajotas, para que esta saiba o quanto custa, e o quanto lucra em cada produto, para que consiga proporcionar um maior controle da sua empresa, utilizando a gestão de custos para obter melhor competitividade no mercado. Ao término deste estudo foi constatado que a empresa se baseava apenas nas experiências e no preço de mercado para determinar o seu preço de venda, ou seja, não tinha controle sobre os seus custos, o que consequentemente, levava a mesma a não alcançar a meta de lucratividade desejada pelos gestores. Foi implantado o sistema de custeio por absorção, determinado ponto de equilíbrio, margem de contribuição e Mark-up das telhas e lajotas.
Abstract: Cost accountancy is the accountancy branch which is destined to produce information to a company manager, as assistance to the functions of cost determination, contribution margin, breakeven point and Mark-up to help the manager in decision making. A case study has been prepared with the objective of evidencing a costing system to a company that belongs to the pottery sector which produces roof tiles and covering, so the company can be aware of how much it costs, and how much it profits in every product, thus the company can provide wider control of itself, using cost managing to obtain a better competitiveness on the market. By the end of this study, it was verified that the company based only on experiences and the market price to determine its selling price, that is, it did not have control about its costs, what consequently, took the company no to reach the profit goal desired by the managers. It has been implanted a cost system by absorption, a determined breakeven point, contribution margin and the roof tiles and covering Mark-up.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3594
Other Identifiers: 2012902332
Appears in Collections:CERES - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Implantação de um sistema de custeio_Monografia_Dantas.pdfMonografia 479.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons