Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3577
Title: O paradoxo entre real e representação na manipulação fotográfica
Authors: Marinho, Renata Cardoso
Keywords: Fotografia; Realidade; Representação; Paradoxo; Manipulação.
Issue Date: 16-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARINHO, Renata Cardoso. O paradoxo entre real e representação na manipulação fotográfica, 2016, 58f. Monografia (graduação em Artes visuais) Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este trabalho aborda o paradoxo existente entre representação e realidade no contexto da Fotografia como manipulação artística, a partir da análise teórica comparativa entre os autores Roland Barthes, Susan Sontag, Arlindo Machado e Joan Fontcuberta, entre outros. Os fotógrafos Robert Heinecken, Alexandre Órion e Noell Oszvald também tiveram suas fotografias analisadas e contextualizadas com as reflexões dos autores supracitados e com obras correlacionadas. A fotografia é analisada a partir da comparação entre as concepções destes teóricos, da problemática entre representação e da realidade, da disputa entre Semiótica e Semiologia e da manipulação, segundo Fontcuberta, e das suas aplicações. O trabalho toma a forma de um breve ensaio sobre o tema.
Abstract: Este trabalho aborda o paradoxo existente entre representação e realidade no contexto da Fotografia como manipulação artística, a partir da análise teórica comparativa entre os autores Roland Barthes, Susan Sontag, Arlindo Machado e Joan Fontcuberta, entre outros. Os fotógrafos Robert Heinecken, Alexandre Órion e Noell Oszvald também tiveram suas fotografias analisadas e contextualizadas com as reflexões dos autores supracitados e com obras correlacionadas. A fotografia é analisada a partir da comparação entre as concepções destes teóricos, da problemática entre representação e da realidade, da disputa entre Semiótica e Semiologia e da manipulação, segundo Fontcuberta, e das suas aplicações. O trabalho toma a forma de um breve ensaio sobre o tema.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3577
Other Identifiers: 2010018265
Appears in Collections:Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc2 (1).docx
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
1,72 MBMicrosoft Word XMLView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons