Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3564
Título: Síntese do material mesoporoso tipo SBA-15 com morfologia esférica
Autor(es): Araújo, Luís Otávio de
Palavras-chave: SBA-15.;parâmetros de síntese.;morfologia esférica.
Data do documento: 18-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Luís Otávio de. Síntese do Material Mesoporoso Tipo SBA-15 com Morfologia Esférica.2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo), Instituto de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: A busca por materiais com tamanhos de poros maiores, para aplicações que demandassem maiores áreas específicas, maiores tamanhos de poro, resistências mecânicas elevadas e fáceis funcionalizações, levou a descoberta de vários materiais como a SBA-15, que apesar de possuir ótimas características para aplicações diversas, apresenta a problemática da morfologia fibrosa que acaba por dificultar processos que dependam da difusão de moléculas no interior dos seus canais. Diversos estudos estão sendo desenvolvidos no sentido de controlar a morfologia e a homogeneidade de forma. No presente trabalho foram estudados e otimizados parâmetros da síntese da SBA-15 visando obter-se a morfologia esférica, que, por possuir canais curtos podem facilitar processos difusionais de reagentes e produtos. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que a quantidade de co-surfactante adicionado à síntese foi relevante na obtenção do material com morfologia esférica, uma vez que a adição de quantidades crescentes do co-surfactante resultaram em materiais não esféricos. O material mais esférico na primeira etapa do trabalho foi sintetizado com 0,4 g de co-surfactante. A taxa de agitação de utilizada também foi relevante no êxito da síntese, pois com a alteração da mesma observa-se mudança de morfologia. A temperatura inicial de síntese é importante para dissolução do polímero P123 utilizado como template e para obtenção de SBA-15 esférica. O uso do refluxo na síntese da SBA-15 mostrou-se ineficiente por não possibilitar uma taxa de agitação suficiente para produzir material esférico. O estudo do tempo de menores tempos de “self-assembly” foi fator determinante na obtenção do material com morfologia totalmente esférica e, além disso, constata-se que maiores tempo favorecem morfologias alongadas. Por fim e não menos importante, o estudo da ordem dos reagentes revelou obtenção da SBA-15 totalmente esféricas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3564
Outros identificadores: 2012960686
Aparece nas coleções:Química do Petróleo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SínteseMaterialMesoporoso_ARAÚJO_2015.pdfTCC_Otávio_PDF1,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.