Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3520
Title: Estudo da degradação térmica do glicerol utilizando complexo de níquel (II) com base de Schiff suportado na SBA-15
Authors: Chagas, Alanna Martinna de Souza
Keywords: SBA-15.;SBA-15.;Base de Schiff.;Schiff Base.;Análise térmica.;Thermogravimetry.;Glicerol.;Glycerol.;Cinética química.;Chemistry Kinetics.
Issue Date: 21-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CHAGAS, Alanna Martinna de Souza. Estudo da degradação térmica do glicerol utilizando complexo de níquel (II) com base de Schiff suportado na SBA-15. 2016. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) Instituto de Química, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2016.
Portuguese Abstract: O grande aumento na produção do biodiesel a partir da transesterificação de triglicerídeos levou a um aumento na oferta do glicerol nos últimos anos. Algumas propostas já foram sugeridas para o aproveitamento do glicerol, entre elas, estão às conversões térmicas. A partir do glicerol pode-se obter um grande número de diferentes substâncias, e já existem tecnologias que são capazes de privilegiar um determinado produto em função das condições operacionais e do catalisador usado. O presente trabalho, consiste em um estudo cinético da degradação térmica do glicerol utilizando o catalisador [Ni(L1)]SBA-15. Para a realização do trabalho inicialmente foi sintetizada a peneira molecular SBA-15, sendo esse material constituído por uma rede de canais e poros bastantes definidos. Além, de apresentarem características, tais como, elevada estabilidade térmica e área superficial, esses materiais são promissores na área de ancoragem de compostos, tais como, complexos de Base de Schiff, devido a sua arquitetura de poros, o que permite serem aplicados em diferentes áreas como, por exemplo, na catálise. Após as caracterizações, o complexo foi ancorado na peneira molecular, SBA-15. Em seguida, a peneira molecular (SBA-15), a SBA-15-Cl e o catalisador ([Ni(L1)]SBA-15, foram caracterizados por: difração de Raios–X, análise de adsorção e dessorção de N2, espectroscopia de absorção na região do infravermelho e análises termogravimétricas (TG/DTG). A partir dessas caracterizações foi comprovada a ancoragem do complexo na sílica. O estudo cinético da degradação térmica do glicerol mostra a redução da energia de ativação com a presença do [Ni(L1)]SBA-15 (77,71 kJ mol-1) em comparação ao da SBA-15 (83,91 kJ mol-1) e glicerol puro (102,98 kJ mol-1). Com os resultados obtidos, foi concluído que o catalisador tem atividade catalítica para a degradação térmica da glicerina.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3520
Other Identifiers: 2013053800
Appears in Collections:Química do Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DegradaçaoTermica_Chagas_2016.pdfMonografia1.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.