Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3487
Title: Processo de Ensino de Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma análise em uma escola pública do município de Ouro Branco-RN.
Authors: Sales, Lidiane Patrícia de Araujo
Keywords: Ensino Fundamental;Ensino de Geografia;Metodologia
Issue Date: 14-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SALES, Lidiane Patrícia de Araujo. Processo de ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise em uma escola pública do município de Ouro Branco-RN. 2016. 79f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Pedagogia). Departamento de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A forma metodológica que dá suporte à mediação e à construção do conhecimento nas aulas de Geografia é de grande relevância para que o aluno possa ser capaz de entender as interferências causadas pelo homem na superfície terrestre. Bem como para levá-lo a compreender o impacto que suas ações podem causar, gerando modificações ao espaço em escala local/global. Quando fazemos menção às metodologias de ensino no âmbito escolar, estamos nos referindo aos procedimentos didático-pedagógicos que o professor utiliza na mediação dos conhecimentos. Desse modo, este trabalho monográfico objetiva analisar as metodologias de ensino para favorecer o processo de aprendizagem dos conhecimentos da Geografia escolar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Escola Municipal José Nunes de Figueirêdo, localizada na cidade de Ouro Branco-RN. Metodologicamente, o trabalho consistiu em uma pesquisa documental, observações em sala de aula, análises de planos de aula e realização de entrevistas com o corpo discente e docente da instituição de ensino. Para tanto, buscamos aporte teórico nos escritos de autores que tratam da temática enfocada no trabalho como: Carvalho e Pimenta (2011), Castrogiovanni (2014), Cavalcanti (2010), Kymura (2008), Albuquerque (2013), dentre outros. A partir dos dados da pesquisa, concluímos que o processo de ensino e as estratégias metodológicas elencadas, para mediar a aprendizagem dos conceitos e dos conhecimentos geográficos, não estão favorecendo o aluno a observar, interpretar e construir suas análises reflexivas-críticas do espaço, com base nos assuntos abordados nas aulas de Geografia.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3487
Other Identifiers: 2013029251
Appears in Collections:CERES - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Processo de ensino de geografia_Monografia_SalesMonografia 808,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.