Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3483
Title: Avaliação da eficiência de um sistema de produção de ozônio para aplicação em tratamento de água produzida e corante da indústria têxtil
Authors: Dumaresq, Anna Paula Araújo
Keywords: Efluentes.;Compostos orgânicos.;Ozônio.
Issue Date: 22-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DUMARESQ, Anna Paula Araújo. Avaliação da eficiência de um sistema de produção de ozônio para aplicação em tratamento de água produzida e corante da indústria têxtil. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo), Instituto de Química, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2017.
Portuguese Abstract: Os efluentes industrias, não tratados e lançados de forma inadequada, causam efeitos indesejáveis tanto ao meio ambiente quanto a saúde humana, devido a existência de compostos orgânicos, que apresentam propriedades carcinogênicas e mutagênicos. Nos dias de hoje, devido às leis ambientais cada vez mais rígidas, e a acelerada escassez dos recursos naturais, as indústrias tem procurado melhorias, através de novas tecnologias, para reduzir os impactos gerados. Desse modo, o objetivo deste trabalho foi avaliar um sistema de geração de ozônio, através do seu uso na eliminação da cor na solução aquosa do corante vermelho de remazol, e remoção dos compostos orgânicos na água produzida sintética, efluentes da indústria têxtil e de petróleo, respectivamente. Os resultados obtidos para o corante mostraram um maior percentual de remoção de cor quando foi utilizado o meio básico para tratamento, atingindo uma remoção de 98,04% da coloração inicial da solução com apenas 20 minutos de tratamento com o ozônio. Para a água produzida, o uso do ozônio evidenciou uma maior velocidade e consequentemente uma maior remoção dos compostos indesejáveis, onde a diferença no pH não influenciou no tratamento. Com isso, podemos afirmar que o sistema de geração do ozônio se apresentou como uma opção bastante eficiente para o tratamento de efluentes industriais, por ser uma tecnologia limpa, que gera uma quantidade mínima de resíduos durante sua aplicação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3483
Other Identifiers: 2012975357
Appears in Collections:Química do Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProduçaoOzonio_Dumaresq_2016.pdfMonografia1,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.