Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3446
Title: Contabilidade do Terceiro Setor no Brasil: Análise bibliométrica de publicações acadêmicas entre os anos 2012 a 2015
Authors: Araújo, Nathália Medeiros
Keywords: Contabilidade;Pesquisa Bibliométrica;Terceiro Setor
Issue Date: Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAUJO, Nathália Medeiros de. Contabilidade do Terceiro Setor no Brasil: Análise Bibliométrica de publicações acadêmicas entre os anos 2012 a 2015. 2016. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.
Portuguese Abstract: No Brasil, assim como em outros países, a sociedade é dividida juridicamente pelos setores Público, Privado e Terceiro Setor. Este último assume, bem como os demais, papel fundamental no desenvolvimento do país, principalmente porque busca suprir as lacunas deixadas pelo Governo nas atividades básicas destinadas à população. É constituído pelas instituições privadas, não governamentais e sem fins lucrativos, e classificáveis em fundações e associações. Com as amplas pesquisas e inúmeros trabalhos destinados aos 2 primeiros setores (Público e Privado), o referente estudo busca observar e analisar a evolução das publicações relacionadas ao setor das entidades beneficentes (terceiro setor), com foco à área contábil e aos anos de 2012 a 2015. Consiste em uma pesquisa bibliométrica, bibliográfica e descritiva, tendo como amostra pesquisas publicadas em periódicos e programas de pós graduação strictu sensu. Ao fim do trabalho, constatou-se que em todos os anos citados houve publicações de dissertações sobre a área contábil do Terceiro Setor, totalizando 18 trabalhos publicados entre dissertações e artigos em congressos, durante os 4 anos. No entanto, observou-se que a média anual caiu, sugerindo que o interesse pela área não vem evoluindo. Foi verificado a presença de 22 autores nos registros das produções dos referidos anos, onde somente 2 desses estiveram presentes em outros trabalhos com a mesma temática, sugerindo pouco interesse dos autores em dar continuidade ao tema. A instituição com mais representatividade foi a FURB, com 3 dissertações no período abordado. Observou-se que há uma predominância dos estudos voltados para o aspecto Contingencial, com estudos estatísticos ou empíricos e com abordagens positivas, sugerindo preocupação por parte dos pesquisadores em propor respostas para questões práticas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3446
Other Identifiers: 2012902520
Appears in Collections:CERES - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Contabilidade do terceiro setor no Brasil_Monografia_AraújoMonografia1,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.