Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3437
Title: Relação entre sarcopenia e incapacidade nas atividades de vida diária em idosos comunitários do município de Natal-RN
Authors: Medeiros, Jéssica Fernandes
Keywords: Sarcopenia;Idoso;Incapacidade
Issue Date: 9-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Jéssica Fernandes. Relação entre sarcopenia e incapacidade nas atividades de vida diária em idosos comunitários do município de Natal-RN. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)-Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2016.
Portuguese Abstract: Introdução: O European Working Group on Sarcopenia in Older People (EWGSOP) definiu em 2010, sarcopenia como uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada de massa muscular esquelética (MME) e função muscular, com risco de resultados adversos, tais como fragilidade, quedas, incapacidade, hospitalização e morte. Objetivo: Avaliar a prevalência de sarcopenia e verificar sua relação com incapacidade funcional em idosos comunitários do município de Natal-RN. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo observacional analítico, de caráter transversal, no qual foram avaliados 402 idosos comunitários de ambos os sexos com idade entre 65 e 74 anos no município de Natal-RN. A massa muscular foi estimada por uma equação de predição e a prevalência de sarcopenia seguiu a classificação do consenso Europeu. Já a incapacidade de realizar Atividades de Vida Diária (AVD’s) foi avaliada por medidas de auto relato. Resultados: De acordo com a equação de predição 18,9% dos homens e 19,3% das mulheres apresentaram baixa massa muscular. No entanto a prevalência de sarcopenia foi maior em mulheres (11,3%) que em homens (6,3%) (p<0,01). A prevalência de incapacidade auto relatada foi de 31,3% na amostra total, sendo mais evidente nas mulheres que em homens (p<0,01). Indivíduos com sarcopenia apresentaram alta prevalência de incapacidade funcional (p<0,01). Conclusão: A equação de predição junto ao EWGSOP mostrou-se como uma ferramenta simples, de fácil aplicação e baixo custo para rastreio da sarcopenia, podendo ser utilizada em larga escala nos serviços de atenção básica. A população estudada apresentou baixa prevalência de sarcopenia e quando foi investigada a relação entre a severidade da sarcopenia e a incapacidade constatou-se que o grupo de sarcopenia moderada apresentou maior dificuldade nas Atividades de Vida Diária.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3437
Other Identifiers: 2012945966
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relaçãosarcopeniaincapacidade_2016_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo1,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons