Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3432
Title: Os impactos da implementação do eSocial no âmbito dos escritórios de contabilidade do município de Caicó/RN: A perspectiva dos contabilistas
Authors: Rufino, Ana Paula de Araújo
Keywords: Contabilidade.;Prática Contábil.;Tecnologia da Informação;SPED.;eSocial.
Issue Date: 8-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RUFINO, Ana Paula de Araújo. Os Impactos da Implementação do eSocial no Âmbito dos Escritórios de Contabilidade do Município de Caicó/RN: A Perspectiva dos Contabilistas. 2016. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.
Portuguese Abstract: O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial foi lançado pelo Governo Federal com vistas a unificar as informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, bem como padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição. Essa inovação exige atualização e adaptação imediata por parte dos profissionais da área contábil, tendo em vista que é uma ferramenta já utilizada na esfera das relações empregatícias domésticas e, a partir de 2018, será exigida também no que se refere às escriturações das obrigações trabalhistas das empresas. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar os impactos da implementação do eSocial no âmbito dos escritórios de contabilidade do município de Caicó/RN e, como específicos: identificar as perspectivas dos contabilistas diante da implantação desse sistema; verificar as possíveis mudanças que esse sistema poderá causar aos sujeitos da pesquisa a partir da inserção dessa nova realidade; averiguar se os contabilistas sentem-se preparados para atender a essas novas rotinas e a plenitude de suas demandas; analisar as vantagens e desvantagens dessa ferramenta na ótica dos contabilistas. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quanti-qualitativa, desenvolvido com contabilistas com atuação em escritório contábil no Município de Caicó/RN, tendo-se coletado os dados por meio de um questionário. A partir da pesquisa, foi possível identificar que, embora a maioria dos profissionais contábeis estejam otimistas e tenham esperanças de que o novo sistema traga mudanças positivas para os escritórios, para as empresas e para trabalhadores, os mesmos apontam ainda muitos desafios e desvantagens a serem superados e a maioria ainda não se sente preparada para atender às demandas do sistema. As principais mudanças previstas pelos contabilistas são a rapidez e demanda de tempestividade das informações, necessidade de maior interação com os clientes, de adaptações estruturais no escritório, de mudança de cultura e aumento da responsabilidade do setor pessoal. Entre as principais vantagens apontadas para os escritórios estão a otimização e informatização do processo de repasse de informações e a redução de obrigações acessória. As principais desvantagem mencionadas foram o aumento da responsabilidade e do risco de multas, problemas relativos aos clientes e revisão dos processos internos e gastos para adaptar o escritório. Abordaram-se ainda os receios, as dúvidas e as incertezas desses profissionais, diante da falta de prática, de suporte e de definição do Governo, face à implementação do eSocial.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3432
Other Identifiers: 2012902207
Appears in Collections:CERES - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OsImpactosDaImplementaçãoDoESocial_Rufino_2016Monografia1.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.