Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3415
Title: A aplicabilidade da educação financeira versus o endividamento pessoal: um estudo de caso com os funcionários de uma distribuidora de bebidas de Caicó/RN
Authors: Costa, Edyane Eloysi Dantas da
Keywords: Educação Financeira;Financial Education;Endividamento;Indebtedness;Conhecimento;knowledge
Issue Date: 26-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Edyane Eloyzi Dantas da. A APLICABILIDADE DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA VERSUS O ENDIVIDAMENTO PESSOAL: um estudo de caso com os funcionários de uma distribuidora de bebidas de Caicó/RN. 2016. 75 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.
Portuguese Abstract: A Contabilidade tem como objetivo de estudo o patrimônio das pessoas jurídicas e das pessoas físicas. O patrimônio do indivíduo, enquanto pessoa física, pode ser compreendido dentro do campo das finanças pessoais, conhecimento traduzido como educação financeira. A inserção mais acentuada da educação financeira na vida cotidiana consiste em um melhor planejamento do orçamento financeiro e a redução de dívidas, principalmente em momentos de instabilidade econômica e pessoal. A partir deste fato, a pesquisa tem como objetivo demonstrar a importância da utilização da educação financeira em relação ao endividamento individual dos funcionários, uma vez que diversos pesquisadores e intelectuais da área mencionam que o endividamento pessoal está ligado à maneira como gerenciamos nossas receitas e despesas. Com o auxílio de bibliografias, artigos, monografias e sites de buscas, foi possível construir o referencial teórico do presente trabalho, seguido por um estudo de caso com aplicação de um questionário, em que, através dos seus resultados, foi identificado como estavam o conhecimento e a aplicação da educação financeira, além da condição dos entrevistados com relação às suas finanças no momento. Os estudos indicaram que o nível de endividamento dos funcionários é alto, assim como foi constatado um baixo conhecimento do assunto por parte dos mesmos, e que existe uma desorganização financeira e uma má administração do orçamento mensal. Desse modo, conclui-se que o endividamento pessoal está diretamente relacionado à falta de fundamentos financeiros, isto é, educação financeira, e que a dispersão de um traz como consequência o aumento ou a diminuição do outro.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3415
Other Identifiers: 2012902261
Appears in Collections:CERES - Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A aplicabilidade da educação financeira_Monografia_CostaMonografia1,46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.