Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3399
Title: Alergias alimentares: uma revisão integrativa com foco sobre as proteínas do leite e do ovo
Authors: Silva, Rayne Louise Fernandes da
Keywords: Hipersensibilidade Alimentar;Food Hypersensitivity;Alergias Alimentares;Food Allergies;Revisão Integrativa;Integrative Review;Prevalência;Prevalence
Issue Date: 25-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Rayne Louise Fernandes da. Alergias Alimentares: Uma revisão integrativa com foco sobre as proteínas do leite e do ovo. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) – Curso de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A alergia alimentar consiste na reação adversa do organismo decorrente da resposta imunológica a determinados alimentos. O presente trabalho trata-se de uma revisão integrativa que utiliza de mecanismos facilitadores, com o objetivo de aperfeiçoar a busca na nutrição. As alergias são desencadeadas por alérgenos alimentares, que compreendem componentes específicos de um alimento ou ingredientes que possam compô-lo (sendo os mais comuns às proteínas), responsáveis pelo desencadeamento das respostas imunológicas aos alimentos. O disparo do gatinho das reações adversas pelo sistema imunológico é mediado pelas imunoglobulinas E (IgE). Os dois principais alimentos com maior número de casos de reações mediadas por IgE são o leite bovino e os ovos, sendo a prevalência à reação ao leite em torno de 0,3 a 3,5% em crianças menores de cinco anos, menor que 1% em crianças mais velhas e menor que 0,5% em adultos. Já ao ovo, a prevalência estimada é de 0,5 a 5,0% na primeira infância, diminuindo significativamente a valores abaixo de 0,5% até a idade adulta. No presente trabalho tem-se a relação quanto a temática das alergias as proteínas do leite e do ovo em sua definição, exames que possam diagnosticar e estratégias para redução das reações adversas, que vão desde a exclusão total do alimento contendo o alérgeno, a utilização de enzimas sintéticas, cocção de preparações que contenham alérgenos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3399
Other Identifiers: 2012955677
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlergiasAlimentaresrevisão_2016_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo690,93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons