Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3374
Title: Avaliação das reservas hídricas aluvionares e efeitos das barragens subterrâneas no âmbito socioeconômico e ambiental na microbaciado rio Cobra/RN
Authors: LIMA, Ingryd Lays Torquato de
Keywords: Barragem subterrânea. Impactos. Água subterrânea.
Issue Date: 8-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Ingryd Lays Torquato de.Avaliação das reservas hídricas aluvionares e efeitos das barragens subterrâneas no âmbito socioeconômico e ambiental na microbacia do rio Cobra/RN. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A associação de baixa precipitação pluviométrica com a irregularidade na distribuição de chuvas inviabiliza a exploração da agricultura de sequeiro no Nordeste brasileiro e deixa pouca disponibilidade de captação de água para consumo humano e animal durante o ano todo. Assim, o semiárido potiguar, com suas peculiaridades geoclimáticas, associadas aos seus processos produtivos, tem necessitado de políticas regionais que deem conta das fragilidades e vulnerabilidades ambientais e do suprimento hídrico. Nessa perspectiva, as pesquisas no Estado do RN, têm sido direcionadas para a investigação dos potenciais hídricos passíveis de serem captados através de obras hidroambientais, como poços tubulares, sistemas simplificados de abastecimentos, barragens subterrâneas, dentre outras formas de abastecimento. Com o objetivo de desenvolver alternativas para suprir as necessidades hídricas no interior do estado, o governo do RN introduziu programas como o Programa de Convivência com o Semiárido Potiguar (PSP), que teve por objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável, onde foram construídas na microbacia do Rio Cobra 57 barragens subterrâneas, feitas em duas etapas, compreendidas nos três trechos da microbacia: alto, médio e baixo curso, sendo que cada trecho é definido pelo município ao qual está associado: Parelhas, Carnaúba dos Dantas e Jardim do Seridó. As barragens subterrâneas podem provocar mudanças positivas quanto negativas ao meio ambiente e a sociedade. Nesse contexto, o presente estudo estimou o volume dessas reservas hídricas aluvionares e os efeitos das barragens subterrâneas implantadas, no âmbito socioeconômico e ambiental. As barragens subterrâneas apresentaram uma capacidade de armazenamento hídrico bastante positiva e em consequência, apresentaram efeitos positivos observados pela população no entorno do rio Cobra, como o aumento da reserva de água por mais tempo, aumento da umidade do solo e melhoria na plantação.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3374
Other Identifiers: 20150146240
Appears in Collections:Engenharia Ambiental

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação-reservas-hídricas-LIMA-monografia.pdfTCC-2016.21,85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.