Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3341
Title: O cuidado nas urgências obstétricas em uma maternidade pública: o olhar do enfermeiro
Authors: campelo, Natanael Manoel
Keywords: Obstetrícia;Obstetrics;Urgência;Urgency;Emergências;Emergencies;Gravidez de Alto Risco;High Risk Pregnancy;Cuidados de Enfermagem;Nursing Care
Issue Date: 9-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAMPELO, Natanael Manoel. O cuidado nas urgências obstétricas em uma maternidade pública: o olhar do enfermeiro. 2016. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2016.
Portuguese Abstract: Objetivo: conhecer o cuidado do enfermeiro diante das situações urgências/emergências obstétricas em uma maternidade pública, em Santa Cruz/RN. Métodos: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 21 enfermeiros, dos setores: alojamento conjunto, centro cirúrgico, acolhimento com classificação de risco e no pré-parto, parto, puerpério (PPP). Os dados foram coletados de agosto a novembro. Resultados: os achados foram organizados em quatro categorias: situações de urgências obstétricas mais relatadas pelos enfermeiros; cuidados de enfermagem em situações de urgências obstétricas hemorrágicas; cuidados de enfermagem em situações de urgências obstétricas hipertensivas; cuidados de enfermagem a paciente com oligoâmnio. Conclusões: para o cuidado às urgências foram apresentadas intervenções clínicas como avaliação das pacientes, administração de medicamentos, encaminha para o centro cirúrgico, mas também cuidados humanísticos como acolhimento, ambiente tranquilizador, posicionamento confortável, dentre outros.
Abstract: Objetivo: conhecer o cuidado do enfermeiro diante das situações urgências/emergências obstétricas em uma maternidade pública, em Santa Cruz/RN. Métodos: estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 21 enfermeiros, dos setores: alojamento conjunto, centro cirúrgico, acolhimento com classificação de risco e no pré-parto, parto, puerpério (PPP). Os dados foram coletados de agosto a novembro. Resultados: os achados foram organizados em quatro categorias: situações de urgências obstétricas mais relatadas pelos enfermeiros; cuidados de enfermagem em situações de urgências obstétricas hemorrágicas; cuidados de enfermagem em situações de urgências obstétricas hipertensivas; cuidados de enfermagem a paciente com oligoâmnio. Conclusões: para o cuidado às urgências foram apresentadas intervenções clínicas como avaliação das pacientes, administração de medicamentos, encaminha para o centro cirúrgico, mas também cuidados humanísticos como acolhimento, ambiente tranquilizador, posicionamento confortável, dentre outros.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3341
Other Identifiers: 2012963445
metadata.dc.description.embargo: 2019-12-19
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O CUIDADO NAS URGÊNCIAS OBSTÉTRICAS EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA. O olhar do enfermeiro..pdf
Restricted Access Until 2019-12-18
310,37 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.