Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3337
Title: Indicadores bioquímicos em atletas de fisiculturismo: artigo de revisão
Other Titles: Biochemical Indicators in Bodybuilding Athletes: Review Article
Authors: Silva, Iago Levi Aguiar
Keywords: fisiculturismo, colesterol, glicemia, treinamento de força, treinamento aeróbico.;bodybuilding, cholesterol, blood glucose, strength training, aerobic training.
Issue Date: 5-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Iago Levi Aguiar. Indicadores bioquímicos em atletas de fisiculturismo: artigo de revisão. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O fisiculturismo nasce com um propósito de retorno ao “ideal grego”, referenciando musculaturas desenvolvidas e saúde. Com o passar dos anos, fisiculturistas descobrem nos esteróides anabolizantes um meio de ficarem mais musculosos e com menor percentual de gordura. Entre os diversos efeitos colaterais trazidos pelo uso crônico dos esteróides, estão o aumento do LDL, diminuição do HDL e intolerância à glicose. Pode-se observar que o treinamento de força aumenta a tolerância à glicose e o treinamento aeróbico reduz o LDL e aumenta o HDL. Apesar das controvérsias encontradas, pressupõe-se que treinamentos de força e aeróbico podem gerar uma melhor qualidade de vida para fisiculturistas usuários de esteróides anabolizantes.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3337
Other Identifiers: 2012935843
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Indicadoresbioquímicosatletas_2016_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo300,57 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons