Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3332
Title: Impacto do tipo de parto sobre a mobilidade toracoabdominal de recém-nascidos
Authors: Gomes, Valéria Lidyanne Silva
Keywords: Mecânica respiratória;Fotogrametria;Recém-nascido;Parto;Trabalho de parto
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOMES, Valéria Lidyanne Silva. Impacto do tipo de parto sobre a mobilidade toracoabdominal de recém-nascidos. 2016. 19 f. Tese (Monografia) - Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2016.
Portuguese Abstract: Objetivo: Nos recém-nascidos de parto cesáreo ocorre menor compressão torácica e pouca quantidade de líquido é drenada por ação da gravidade, o que diminui, transitoriamente, a mobilidade toracoabdominal, por isso o objetivo do estudo é avaliar o impacto do tipo de parto na mobilidade toracoabdominal em recém-nascidos. Método: Estudo transversal pragmático com recém-nascido de idade gestacional entre 37 a 41 semanas, de ambos os sexos, com até 72 horas de vida, respirando em ar ambiente e nascidos de parto normal ou parto cesáreo. A mobilidade toracoabdominal foi avaliada pela videogrametria por meio do Software MATLAB e considerada, em unidades métricas (cm2), como a diferença da maior e menor expansibilidade toracoabdominal para cada ciclo respiratório. Resultados: Dos 26 bebês inclusos, 11 são do sexo masculino, e 50% nascidos de parto cesáreo. A mobilidade toracoabdominal não apresentou diferença estatística entre os dois tipos de parto (p = 0,08). Conclusão: Os dados indicam que o tipo de parto parece não influenciar a mobilidade toracoabdominal, quando o padrão de progressão é espontâneo, para os partos vaginal ou cesáreo. Entretanto, serão necessários novos estudos, com inclusão de cesáreas com indução eletiva e estudos longitudinais para confirmação dos resultados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3332
Other Identifiers: 20129639355
metadata.dc.description.embargo: 2019-12-19
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Impacto do tipo de parto sobre a mobilidade toracoabdominal de recém-nascidos.pdf
Restricted Access Until 2019-12-18
Impacto do tipo de parto sobre a mobilidade toracoabdominal de recém-nascidos513.04 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.