Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3304
Title: A sistematização dos conteúdos da Educação Física no programa PIBID: dialogando com o Ensino Médio.
Authors: Neves, Matheus de Macêdo Assunção
Keywords: Educação Física;PIBID;Sistematização dos conteúdos
Issue Date: 2-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NEVES, Matheus de Macêdo Assunção. A sistematização dos conteúdos da Educação Física no programa PIBID: dialogando com o Ensino Médio. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este escrito tem como objetivo analisar a representação da Educação Física com base na fala dos alunos do Ensino Médio de uma escola pública que vivenciaram um processo de sistematização dos conteúdos através do Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Apresenta uma ênfase na importância da sistematização para concretização do aprendizado dos alunos com base em autores da Educação e da Educação Física. Consiste em uma análise de discurso (qualitativo descritivo) a respeito do entendimento da disciplina em dois momentos distintos: o primeiro em 2014 com os alunos na primeira série do Ensino Médio sem contato com o PIBID e segundo no ano de 2016 com a amostra na terceira série depois de três anos de acompanhamento com o Programa. Com base nesses relatos foi possível constatar a importância da sistematização e da qualificação profissional para a valorização da Educação Física Escolar e, por consequência, para a transformação de seu quadro atual perante os alunos e a comunidade escolar.
Abstract: Este escrito tiene como objetivo analizar la Educación Física en base a la experiencia de los alumnos de Enseño Medio de una escuela pública, que han pasado por un proceso de sistematización de los contenidos a través del Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Dicho trabajo presenta un énfasis en la importancia de sistematizar, los logros en el aprendizaje de los estudiantes basado en autores de Educación y Educación Física, consiste en un análisis del discurao (cualitativo-descriptivo) de la disciplina en dos momentos ditintos: el primero en 2014 con los alumnos en la primera serie del Enseño Medio sin contacto con el PIBID. El Segundo en 2016 con los alumnos en la tercera serie del Enseño Medio, despues de 3 años con el seguimiento del progama. En base a estos relatos es posible contatar la importancia de la sistematización y de la cualificacíon profesional para la valorización y desarrollo de la Educación Física escolar y por consecuencia para la tranformación de su marco actual para los alumnos y la comunidad escolar.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3304
Other Identifiers: 2013038690
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sistematizaçãoconteúdoseducação_Neves_2016Texto Completo589.6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons