Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3254
Title: Estudo da influência do número de purga e da razão de reciclo para a obtenção de um produto desejado em um sistema reator-separador
Authors: Ferreira, Pollyana Secundo de Oliveira
Keywords: Reciclo;Número de purga;Modelagem;Simulação;Recycle;Purge number;Modeling;Simulation
Issue Date: 9-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, Pollyana Secundo de Oliveira. Estudo da influência do número de purga e da razão de reciclo para a obtenção de um produto desejado em um sistema reator-separador. 2016. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) , Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Este presente trabalho apresenta um estudo sobre a influência da vazão de reciclo e do número de purga em um sistema com um reator e separador e sua relação com a pureza do produto desejado. A partir da modelagem matemática do sistema e sua simulação em um programa computacional, utilizando os dados de BALDEA (2012), a vazão de reciclo e o número de purga foram modificados por vez e o comportamento do sistema foi observado, comparando-se os resultados com a pureza do produto desejado. Após isso, foi conferido os melhores valores da vazão de reciclo e do número de purga para obter um melhor rendimento do produto. Foi constatado que a melhor vazão de reciclo é de 130,0 moles/min e o número de purga de 0,0343 na qual obteve-se 0,880972 de fração molar do produto de interesse. Dessa forma, foi possível concluir que o aumento do reciclo foi fundamental para reaproveitamento do reagente e que o aumento do número de purga foi importante para a remoção das impurezas do sistema.
Abstract: This paper presents a study on the influence of recicle rate and purge number on a system with a reactor and separator and its relation to the purity of the desired product. From the mathematical modeling of the system and its simulation in a computational program, using data from BALDEA (2012), the recycle rate and the purge number were modified at one time and the behavior of the system was observed, comparing the results to the purity of the desired product. Thereafter, the best recycle rate and purge number values were checked to obtain a better yield of the product. It was found that the best recycle rate is 130,0 moles/min and the purge number is 0,0343 where 0,880972 mole fraction of the product of interest was obtained. Thus, it was possible to conclude that the increase of the recycle was fundamental for reuse of the reagent and that the increase of the purge number was important for the removal of impurities from the system.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3254
Other Identifiers: 2013015784
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudodainfluencia_MonografiaMonografia1,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons