Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3226
Title: As práticas corporais e sua influência para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista
Authors: Fernandes, Ana Rita Teixeira
Keywords: : Transtorno do espectro autista, práticas corporais, transtorno de modulação sensorial;Autistic spectrum disorders, corporate practices, sensory modulation disorder
Issue Date: 2-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Ana Rita Teixeira. As práticas corporais e sua influência para o desenvolvimento de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Hoje em dia 70 milhões de pessoas no mundo estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA). O autismo esta enquadrado nos transtornos globais do desenvolvimento (TGD), apresenta como principal característica o comprometimento de três importantes áreas, sendo: social, linguagem e um padrão de interesses restritos e estereotipados. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a influência das práticas corporais sistematizadas para o desenvolvimento global de uma criança com TEA em espaço não escolarizado. Apoiamos-nos também, na estruturação de uma proposta de práticas corporais para uma criança de cinco anos dentro do Espectro do autismo, e como essa prática corporal pode ajudar a criança com os distúrbios comuns do Transtorno (sensoriais sono e as estereotipias). O método utilizado para esse trabalho foi o estudo de caso. Muitos desses comportamentos podem estar relacionados a casos de desordens sensoriais, dificuldades para prestar atenção e/ou mantê-la, e deficiência na coordenação motora. A intervenção foi feita em quatro dias com duração de 60 minutos. Por fim, de acordo com a discussão das atividades realizadas podemos afirmar o papel positivo da educação física no que diz respeito as prática corporal como opção mais lúdica de tratamento, mostrando que é possível essa interação entre as áreas do conhecimento e mostrando que estamos no caminho certo.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3226
Other Identifiers: 2013037923
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Práticascorporaisinfluência_2016_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo459,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.