Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3215
Title: Estratégias do uso do alongamento muscular para praticantes de treinamento resistido: uma revisão da literatura
Authors: Lima, João Maria de
Keywords: Alongamento. Treinamento resistido. Força. Flexibilidade.;Stretching. Resistance training. Strength. Flexibility
Issue Date: 29-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, João Maria de. Estratégias do uso do alongamento muscular para praticantes de treinamento resistido: uma revisão da literatura. 2016. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física )- Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente estudo teve como objetivo verificar através de uma pesquisa bibliográfica, a necessidade ou não, da realização do alongamento muscular para praticantes de treinamento resistido na sua rotina de treino, pois, ainda há dúvida em relação aos seus praticantes, de que o alongamento pode comprometer o ganho de hipertrofia muscular, levando até mesmo alguns a não utilizar. Realizou-se busca da literatura nas bases de dados do Scielo; Lilacs e Pubmed; das mais recentes publicações (2013-2016). Os alongamentos musculares são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento, quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade. Ao final do estudo pode concluir que o alongamento realizado intensamente antes do treino resistido pode influenciar negativamente no resultado da força máxima do praticante. Porém, é necessário que haja algumas estratégias na realização do alongamento muscular para os praticantes de treinamento resistidos para melhora no desempenho da força muscular, uma vez que a flexibilidade é uma capacidade física importante para a aptidão física geral dos indivíduos.
Abstract: This study aimed to verify through a literature search, the need or not, performing muscle stretching to strength training practitioners in your workout routine, because there is still doubt as to its practitioners that stretching can compromise the gain in muscle hypertrophy, leading even some not to use. We conducted literature search in the Scielo databases; Lilacs and Pubmed; the most recent publications (2013-2016). The muscle stretching are exercises aimed at increasing muscle flexibility, which promotes the stretching of the muscle fibers, causing them to increase their length, the more elongated a muscle, the greater the joint motion commanded by this muscle and therefore greater flexibility. At the end of the study it can be concluded that stretching performed intensely before resistance training can have a negative influence on the result of maximum force practitioner. However, there needs to be a strategy in achieving the muscle stretching for the practitioners of the sport, once and flexibility is an important physical capacity for general physical fitness of individuals.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3215
Other Identifiers: 2009049357
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estratégiasusoalongamento_2016_Trabalho de Conclusão de CursoTexto Completo561,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons