Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3203
Título: Avaliação física e sensorial em indivíduos com diabetes mellitus SANTA CRUZ-RN 2016
Autor(es): Medeiros, Máyra Cármem Silva de
Palavras-chave: Diabetes mellitus;Fisioterapia;Força muscular;Eletromiografia
Data do documento: 1-Dez-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MEDEIROS, Máyra Cármem Silva de. Avaliação física e sensorial em indivíduos com diabetes mellitus. 2016. 25f. Artigo Científico (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Santa Cruz, 2016.
Resumo: CONTEXTO: Diabetes mellitus é uma doença com alta prevalênci, alta morbidade e mortalidade. OBJETIVO: Avaliar a sensibilidade periférica de membros inferiores, a força muscular e a funcionalidade em indivíduos ativos com diabetes mellitus. METÓDOS: Estudo exploratório, analítico de base populacional. Participaram do estudo indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 49 a 70 anos, residentes no município de Santa Cruz, RN. Os participantes foram avaliados com eletromiografia do gastrocnêmico medial e tibial anterior para avaliação da força voluntária máxima e tônus muscular, capacidades funcionais através do teste de aptidão física para idosos, dinamômetria de punho e teste de sensibilidade plantar. As análises estatísticas foram realizadas com os programas GraphPad Prism 5 (GraphPad Software Inc., 2009). RESULTADOS: A investigação contou com 2 Estudos; Estudo 1 com grupos de avaliação de testes físicos, teste de sensibilidade e dinamometria: Estudo 2, com 2 grupos para a avaliação dos parâmetros eletromiográficos. No Estudo 1, não houve resultados significativos entre os grupos, em relação à sensibilidade e força muscular, nos testes físicos foi obtido resultados significativos no teste de caminhada de 6 minutos (p=0,05). Não foi observada diferença significativa para a contração voluntária máxima e tônus entre os grupos diabetes com indivíduos ativos e controle para ambos os músculos avaliados. CONCLUSÃO: Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos de indivíduos diabéticos ativos e controle nesse estudo, podendo os efeitos da atividade física ter influenciado os resultados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3203
Outros identificadores: 2012963857
metadata.dc.description.embargo: 2019-12-14
Aparece nas coleções:Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliação-física-e-sensorial-em-indivíduos-com-diabetes-mellitus.pdf
Acesso restrito até 2019-12-13
Artigo Científico368.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.