Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3201
Title: Avaliação física e sensorial em indivíduos com diabetes mellitus
Authors: Medeiros, Máyra Cármem Silva de
Keywords: Diabetes mellitus;Fisioterapia;Força muscular;Eletromiografia
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Máyra Cármem Silva de. Avaliação física e sensorial em indivíduos com diabetes mellitus. 2016. 30 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2016.
Portuguese Abstract: CONTEXTO: Diabetes mellitus é uma doença com alta prevalênci, alta morbidade e mortalidade. OBJETIVO: Avaliar a sensibilidade periférica de membros inferiores, a força muscular e a funcionalidade em indivíduos ativos com diabetes mellitus. METÓDOS: Estudo exploratório, analítico de base populacional. Participaram do estudo indivíduos de ambos os sexos, com idade entre 49 a 70 anos, residentes no município de Santa Cruz, RN. Os participantes foram avaliados com eletromiografia do gastrocnêmico medial e tibial anterior para avaliação da força voluntária máxima e tônus muscular, capacidades funcionais através do teste de aptidão física para idosos, dinamômetria de punho e teste de sensibilidade plantar. As análises estatísticas foram realizadas com os programas GraphPad Prism 5 (GraphPad Software Inc., 2009). RESULTADOS: A investigação contou com 2 Estudos; Estudo 1 com grupos de avaliação de testes físicos, teste de sensibilidade e dinamometria: Estudo 2, com 2 grupos para a avaliação dos parâmetros eletromiográficos. No Estudo 1, não houve resultados significativos entre os grupos, em relação à sensibilidade e força muscular, nos testes físicos foi obtido resultados significativos no teste de caminhada de 6 minutos (p=0,05). Não foi observada diferença significativa para a contração voluntária máxima e tônus entre os grupos diabetes com indivíduos ativos e controle para ambos os músculos avaliados. CONCLUSÃO: Não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos de indivíduos diabéticos ativos e controle nesse estudo, podendo os efeitos da atividade física ter influenciado os resultados.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3201
Other Identifiers: 2012963857
Appears in Collections:Fisioterapia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação-física-e-sensorial-em-indivíduos-com-diabetes-mellitus (1).pdfAvaliação física e sensorial em indivíduos com diabetes mellitus368,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.