Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3183
Title: Estudo da composição química de placas de circuito impresso e do seu emprego como carga no desenvolvimento de compósitos de matriz epóxi
Authors: Louredo, Gustavo Henrique
Keywords: placa de circuito impresso;reciclagem;compósito polimérico;epóxi;fibra de vidro
Issue Date: 13-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LOUREDO, Gustavo Henrique. Estudo da composição química de placas de circuito impresso e do seu emprego como carga no desenvolvimento de compósitos de matriz epóxi. 2016. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química), Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O descarte e o tratamento indevido de equipamentos eletrônicos têm causado impactos negativos ao meio ambiente, como por exemplo, em aterros sanitários, onde liberam toxinas nos lenções freáticos, e caso sejam incinerados, liberam poluentes na atmosfera, como as dioxinas. Sendo assim, com o intuito de reduzir o acúmulo e a queima de placas de circuito impresso (um dos principais constituintes destes resíduos), bem como evitar a poluição do ar, do solo e da água, faz-se necessário estudos para o tratamento e a reciclagem desse rejeito. Desta forma, este trabalho tem como objetivo preparar placas de circuito impressa coletadas através de seu desmantelamento, corte, moagem e peneiração para a sua aplicação como carga na produção de compósitos de matriz epóxi (Araldite) reforçado com mantas de fibras de vidro (E-Glass). Para esse estudo, foram avaliadas suas propriedades mecânicas, a partir de ensaios de tração, para diferentes configurações de disposição da fibra na resina, foi realizada a caracterização do resíduo sólido, além de análises elementares da carga utilizada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3183
Other Identifiers: 2013012648
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudodacomposicao_Monografia.pdfMonografia1,71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons