Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3146
Título: Avaliação do programa de desenvolvimento gerencial de um Call Center
Autor(es): Souza, Irismar de Freitas Monteiro
Palavras-chave: Gestão;Competências;Gestão por competências;Competências gerenciais
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOUZA, Irismar de Freitas Monteiro. Avaliação do programa de desenvolvimento gerencial de um Call Center. 2015. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este trabalho avalia o programa de desenvolvimento gerencial de acordo com a percepção dos gestores. Aborda a necessidade da busca pela eficiência e eficácia, já que este é o objetivo organizacional que a Administração almeja alcançar. O modelo de gestão por competência de uma organização permitirá que todas as áreas da empresa desenvolvam habilidades, atitudes e conhecimentos que possibilitem atingir as competências organizacionais determinadas. Nesse contexto, a gestão por competências sugere uma nova forma de organizar os recursos humanos da empresa frente às novas necessidades impostas pelo ambiente empresarial, ajudando diversas organizações a alavancarem o desempenho de seus colaboradores e tornando a empresa eficiente e eficaz para vencer a competitividade do mundo globalizado. Trata-se de uma pesquisa, exploratória descritiva, subtipo estudo de caso. Foi realizada uma pesquisa com setenta (70) gerentes e nela identificou-se, em termos de importância e domínio, o desenvolvimento dos gestores. O questionário foi o instrumento de coleta de dados, utilizado, para avaliar o programa de desenvolvimento gerencial de acordo com a percepção dos gestores e a obtenção dos resultados que pontuaram a predominância dos papéis gerenciais. Os resultados revelaram, através de percentuais, que o programa de desenvolvimento é percebido pelos gestores de forma satisfatória. Mostraram que a gestão por competências demonstra ser positiva acrescentando estímulo e motivação aos gestores nas tarefas exercidas na empresa. Reconhecerem que estão apresentando as competências exigidas pela empresa, porém não se utilizam de papéis interpessoais fazendo um intercâmbio necessário para obtenção dos resultados (metas) estabelecida pela empresa. Verificou-se uma possível falta de habilidade humana da compreensão das necessidades das pessoas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3146
Outros identificadores: 2010014154
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoDoPrograma_Souza_2015Texto Completo832.23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.