Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3145
Title: Implementação do planejamento estratégico situacional – PES – no setor público: diagnóstico do perfil organizacional da defensoria pública do estado do Rio Grande do Norte
Authors: Souza, Jefferson Luiz da Silva
Keywords: Planejamento estratégico situacional;Administração pública;Defensoria pública
Issue Date: 23-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Jefferson Luiz da Silva. Implementação do planejamento estratégico situacional – PES – no setor público: diagnóstico do perfil organizacional da defensoria pública do estado do Rio Grande do Norte. 2015. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho é diagnosticar o perfil organizacional para entender quais as necessidades, os fatores e os motivos que influenciam a implantação do PES, no âmbito da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. Com esse propósito, realizou-se um estudo de caso de natureza exploratória, com a coleta de dados realizada por meio de documentos e por levantamento de opiniões, e a análise, por meio da técnica de análise de conteúdo. Desta maneira, observou-se que o serviço principal da DPERN é a prestação de assistência jurídica, e seus serviços constituintes são a orientação jurídica, defesa nas esferas judicial e administrativa, difusão de conhecimentos e resolução de conflitos. Em seguida, as competências organizacionais mobilizadas para a prestação dos serviços de assistência jurídica estão relacionadas basicamente ao conhecimento e operação do Direito, atendimento ao público, interação com outros órgãos, capacidade de realização de mutirões e conciliação extrajudicial. Os meios de construção dos serviços, por sua vez, compreendem operações informacionais, que abrangem o recebimento, distribuição, tramitação e arquivamento das informações prestadas pelo cidadão; operações de conhecimento, que envolvem o tratamento e a codificação das informações na linguagem jurídica; e as operações relacionais, que compreendem a interação defensor-cidadão. Por fim, foram realizadas as análises SOWT e 5W2H, observando as principais necessidades relativas à implementação do PES na DPERN. O trabalho finda com uma breve conclusão na qual também são apresentadas limitações do estudo e propostas para pesquisas futuras.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3145
Other Identifiers: 2010013298
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImplementacaoDoPlanejamento_Souza_2015Texto Completo1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.