Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3144
Título: Avaliação do programa sócio mais querido: uma pesquisa exploratória com sócios torcedores do ABC F.C.
Autor(es): Cardoso, Jessione Viana
Palavras-chave: Marketing esportivo;Marketing de relacionamento;Marketing no futebol;Natal;ABC F. C;Sócio torcedor;Sócio mais querido
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CARDOSO, Jessione Viana. Avaliação do programa sócio mais querido: uma pesquisa exploratória com sócios torcedores do ABC F.C. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: O esporte tornou-se um negócio, e assim como qualquer empresa tem o intuito de atrair a atenção de novos consumidores, fideliza-los e tornar a sua imagem mais competitiva diante das demais. O marketing esportivo juntamente com o marketing de relacionamento e o marketing no futebol tem o objetivo de aproximar o consumidor e despertar o interesse do mesmo. A partir desse contexto a proposta deste estudo é avaliar a percepção dos sócios torcedores do ABC Futebol Clube em relação ao programa de Sócio Mais Querido. Utilizou-se o método exploratório para definir os objetivos e abordagem qualitativa como forma de coleta de dados, a amostragem a ser utilizada pelo pesquisador é a não probabilística intencional por conveniência, pois os entrevistados foram escolhidos por serem sócios torcedores do clube e terem melhores condições de responderem o problema da pesquisa. Dentre os resultados é possível verificar que os sócios torcedores do ABC F. C. estão parcialmente satisfeitos com o programa ofertado e com o modo que podem ajudar o time com a renda fixa obtida através das mensalidades. Para os torcedores do clube, ser sócio é uma das formas de declarar sua paixão, contribuir mensalmente e poder acompanhar os jogos, manter um relacionamento direto pode estreitar o interessante para ambas as partes. Os pontos a serem explorados para que o programa tenha um bom nível de aprovação da torcida e que desponte como uma renda cada vez mais importante, são as melhorias nas promoções e descontos já existentes, pois a eficiência do programa depende da qualidade e interesse do seu quadro de marketing em conhecer as necessidades e vontades do torcedor e consequentemente desenvolver ações com intuito de fideliza-los com alto nível de satisfação e adquirir novos adimplentes. Contudo esses torcedores sentem a necessidade de retribuir e contribuir com o seu clube como forma de adesão e renovação ao programa de Sócio Mais Querido.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3144
Outros identificadores: 2010013719
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvaliacaoDoPrograma_Cardoso_2015.pdfTexto Completo823.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.