Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3144
Title: Avaliação do programa sócio mais querido: uma pesquisa exploratória com sócios torcedores do ABC F.C.
Authors: Cardoso, Jessione Viana
Keywords: Marketing esportivo;Marketing de relacionamento;Marketing no futebol;Natal;ABC F. C;Sócio torcedor;Sócio mais querido
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARDOSO, Jessione Viana. Avaliação do programa sócio mais querido: uma pesquisa exploratória com sócios torcedores do ABC F.C. 2015. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: O esporte tornou-se um negócio, e assim como qualquer empresa tem o intuito de atrair a atenção de novos consumidores, fideliza-los e tornar a sua imagem mais competitiva diante das demais. O marketing esportivo juntamente com o marketing de relacionamento e o marketing no futebol tem o objetivo de aproximar o consumidor e despertar o interesse do mesmo. A partir desse contexto a proposta deste estudo é avaliar a percepção dos sócios torcedores do ABC Futebol Clube em relação ao programa de Sócio Mais Querido. Utilizou-se o método exploratório para definir os objetivos e abordagem qualitativa como forma de coleta de dados, a amostragem a ser utilizada pelo pesquisador é a não probabilística intencional por conveniência, pois os entrevistados foram escolhidos por serem sócios torcedores do clube e terem melhores condições de responderem o problema da pesquisa. Dentre os resultados é possível verificar que os sócios torcedores do ABC F. C. estão parcialmente satisfeitos com o programa ofertado e com o modo que podem ajudar o time com a renda fixa obtida através das mensalidades. Para os torcedores do clube, ser sócio é uma das formas de declarar sua paixão, contribuir mensalmente e poder acompanhar os jogos, manter um relacionamento direto pode estreitar o interessante para ambas as partes. Os pontos a serem explorados para que o programa tenha um bom nível de aprovação da torcida e que desponte como uma renda cada vez mais importante, são as melhorias nas promoções e descontos já existentes, pois a eficiência do programa depende da qualidade e interesse do seu quadro de marketing em conhecer as necessidades e vontades do torcedor e consequentemente desenvolver ações com intuito de fideliza-los com alto nível de satisfação e adquirir novos adimplentes. Contudo esses torcedores sentem a necessidade de retribuir e contribuir com o seu clube como forma de adesão e renovação ao programa de Sócio Mais Querido.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3144
Other Identifiers: 2010013719
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoDoPrograma_Cardoso_2015.pdfTexto Completo823,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.