Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/3066
Title: Aplicação de tratamentos eletroquímicos para remediação de solos (processos eletrocinético) e efluentes (oxidação eletroquímica) contaminados por petróleo.
Authors: Oliveira, Rosana do Nascimento
Keywords: Petróleo. Remediação eletrocinética. Oxidação eletroquímica.
Issue Date: 28-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Rosana do Nascimento. Aplicação de tratamentos eletroquímicos para remediação de solos (processos eletrocinético) e efluentes (oxidação eletroquímica) contaminados por petróleo. 2016. 47f. TCC (Graduação) - Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo, UFRN, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Atualmente uma grande preocupação dos órgãos ambientais está focada no tratamento de efluentes e solos contaminados por compostos orgânicos, muitos deles carcinogênicos. Inúmeros métodos são utilizados para o tratamento destes poluentes, como os biológicos, físicos, químicos entre outros, porém necessitam de uma grande área de trabalho e um longo período de tempo quando comparada com os processos eletroquímicos. Nos últimos anos as tecnologias eletroquímicas tem apresentado alta eficiência na remoção destes compostos, de forma limpa, eficaz e utilizando um menor tempo de tratamento. Visando avaliar a eficiência da tecnologia eletroquímica este trabalho tem como objetivo aplicar métodos eletroquímicos para o tratamento da areia do mar contaminada com petróleo e do efluente gerado durante este processo. Inicialmente foi aplicado o processo de remediação eletrocinética, utilizando eletrodos de grafite a uma densidade de 0,02 A por 16 dias, a fim de promover a descontaminação dos compostos orgânicos presentes na areia do mar previamente contaminado por óleo bruto. Posteriormente empregou-se a técnica da oxidação eletroquímica para tratar o efluente gerado no processo anterior de remediação do solo variando os materiais eletrocatalíticos (Diamante dopado com boro (DDB) e o óxido de rutênio (RuO2)) a uma densidade de 45mA cm-2. Análises de Demanda Química de Oxigênio (DQO), pH, condutividade, UV-Visível e nitrato foram realizadas para avaliar a eficiência dos processos empregados. De acordo com os resultados observou-se que o acoplamento das técnicas aqui empregadas foi uma excelente opção para o tratamento do solo, como também do seu efluente gerado. Ao se utilizar a técnica de oxidação eletroquímica o eletrodo de BDD foi o que obteve a melhor eficiência de degradação do composto orgânico.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/3066
Other Identifiers: 2015009104
Appears in Collections:Engenharia de Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aplicaçãodetratamentoseletroquímicos_Monografia.pdfMonografia1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons