Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2795
Título: Educação e tecnologia: análise de casos e experiências docentes de uso das tecnologias da informação e comunicação na educação
Autor(es): Silva Junior, Amaro Casado da
Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação;Trabalho do educador;Experiência docente
Data do documento: 23-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SILVA JUNIOR, Amaro Casado da. Educação e Tecnologia: análise de casos e experiências de uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) em contextos educacionais. 2016. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Resumo: O presente artigo visa avaliar o uso das tecnologias da informação e comunicação em contextos educacionais. Observa-se que com o advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s), a circulação de dados e conteúdos tornou-se mais democrática. Neste contexto, o educador pode se valer destes recursos no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa que se realiza é qualitativa, pois, analisa os dados de forma livre uma vez que não podem ser tabulados para que produzam um resultado preciso. Analisaram-se diversos artigos diversos casos e experiências em algumas regiões, em contexto formal escolar, que fizeram uso das TIC’s, avaliando os experimentos de cada educador e seus resultados. Dessa forma, aponta-se para uma análise sobre a importância das TIC’s na produção do saber. Depreende-se, preliminarmente, que a utilização das tecnologias da informação utilizadas pelo docente acaba despertando no discente um interesse maior por aquela área do conhecimento ministrada pelo educador. Além disso, o processo de ensino aprendizagem acaba se tornando mais dinâmico, diminuindo divagações em assuntos paralelos à disciplina. Fica evidente que as TIC’s são um importante instrumento de auxílio para o docente na produção de conhecimentos em uma determinada disciplina. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para que determinados conteúdos não sejam reduzidos às abordagens simplificadoras.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2795
Outros identificadores: 2013043528
Aparece nas coleções:Pedagogia (Presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação e Tecnologia_Artigo_2016.pdf294,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.