Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2767
Title: Análise da experiência do consumidor de produtos hedônicos através das interações e conteúdo gerado por consumidores do destino turístico de Fernando de Noronha-PE
Authors: Lima, Cinthia Aracelli da Silva
Keywords: Experiência de consumo;Hedonismo;Destinos turísticos;Comunidades virtuais;Boca a boca online
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Cinthia Aracelli da Silva. Análise da experiência do consumidor de produtos hedônicos através das interações e conteúdo gerado por consumidores do destino turístico de Fernando de Noronha-PE. 2015. 92f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Várias teorias sobre o comportamento do consumidor mostram que os indivíduos são influenciados por fatores hedônicos e experienciais no momento do consumo de certo produto ou serviço. As principais obras sobre esse assunto apontam que essas experiências podem ser categorizadas por dimensões que possuem caráter emocional, cognitivo, sensorial, de identificação e de ação. Este estudo visa analisar a experiência hedônica de consumo do destino turístico de Fernando de Noronha-PE através de uma comunidade virtual. Se de um lado a influência do boca a boca online por meio das redes sociais e comunidades virtuais possui papel relevante dentro do processo da experiência de consumo, por outro lado, a teoria aponta que a imagem dos destinos turísticos possui suma importância para a criação de experiências anteriores às viagens, visto que é responsável pelas expectativas dos visitantes e envolve vínculos emocionais dos turistas com o destino. Por este motivo, compreender de que maneira as redes e comunidades virtuais proporcionam subsídios para a identificação das dimensões da experiência de consumidores é um dos principais objetivos para a execução da presente pesquisa. Para atingir os objetivos propostos dessa pesquisa qualitativa de natureza exploratória, foram utilizados dados de uma análise netnográfica conduzida em uma comunidade virtual sobre o destino turístico de Fernando de Noronha-PE, com grande quantidade de participantes. Os dados coletados na pesquisa foram analisados pela pesquisadora e os resultados desta mostraram a presença das dimensões experienciais nas publicações, comentários e interações de cada post compartilhado na comunidade virtual escolhida, assim como também os potenciais interativos derivados das mesmas. A interação e a experiência no decorrer da escolha do destino turístico acarretam intensos sentimentos e sensações. Em virtude dos estímulos sensoriais (como a visão e a audição) e da imagem mental do destino idealizado pelo turista manifestam-se vários sentimentos como prazer, diversão, euforia e alegria durante a escolha. Deste modo, os dados dos turistas envolvidos em tais experiências se apresentaram em um conjunto de informações para aplicação futura e para desenvolvimento de estratégias mercadológicas de marketing. Por fim, essas informações fornecem subsídios para compreender como tais elementos impactam na escolha dos destinos turísticos pelos clientes de bens de consumo hedônicos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2767
Other Identifiers: 2009008308
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseDaExperiencia_Lima_2015.pdfTexto Completo810 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.