Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2709
Title: Avaliação da presença de HPAs na atmosfera de estacionamentos com alta rotatividade de veículos e baixa circulação de ar, no município de Natal/RN
Authors: Melo, Alyson de Souza
Keywords: Poluição atmosférica.;Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos - HPAs.;Fluorescência molecular.;absorção Molecular.
Issue Date: 23-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MELO, Alyson de Souza. Avaliação da presença de HPAs na atmosfera de estacionamentos com alta rotatividade de veículos e baixa circulação de ar, no município de Natal/RN. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química do Petróleo) - Instituto de Química, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN, 2016.
Portuguese Abstract: Os HPAs (Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos) são compostos considerados poluentes orgânicos persistentes, que recebem uma grande atenção devido ao seu grande potencial carcinogênico e mutagênico. Estes compostos são originados de várias formas, como queima de carvão, erupções vulcânicas, obtenção de alumínio, até fumaça de cigarro. Porém, a maior produção dessas substâncias vem dos veículos de combustão interna, a partir da queima dos combustíveis fósseis, principalmente em atmosferas pobre em oxigênio. Com o grande crescimento da frota de veículos em todo o país torna significativa a ocupação de locais abertos, públicos ou privados que possam servir como estacionamentos. Como forma de contornar esse problema, usa-se como estacionamentos locais fechados com circulação de ar reduzida em subsolos, principalmente de prédios comerciais. A carência de oxigênio nesses ambientes leva a produção de diversos poluentes, dente eles os HPAs. Portanto, este trabalho teve como objetivo desenvolver um sistema de coleta desses poluentes que fosse, ao mesmo tempo eficiente. O sistema desenvolvido foi adaptado a um automóvel. Os HPAs foram coletados em 2 locais com características diferentes. O local 1 foi a garagem de um edifício que abriga diversos consultórios e clínicas médicas. O local 2 foi o estacionamento de um grande shopping de Natal. A coleta foi feita com a injeção de ar da atmosfera em estudo, diretamente em um tubo contendo clorofórmio, durante uma hora em um fluxo de 4,6 L/h. Ensaios iniciais foram realizados no laboratório com a naftalina comercial como fonte de naftaleno, um HPA, uma vez que essas substâncias apresentam semelhança em suas propriedades. As técnicas usadas para caracterização foi a absorção molecular e a espectrofluorimetria, Os resultados obtidos através das duas técnicas espectroscópicas mostraram que as duas amostras coletadas apresentavam HPAs em sua composição.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2709
Other Identifiers: 2011024621
Appears in Collections:Química do Petróleo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliaçaoPresença_Melo_2016.pdfMonografia1,77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.