Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2690
Title: O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB
Authors: Paulino, Veronice Eleutério
Keywords: Alfabetização;Literacy;EJA;EJA;Metodologias;Methodologies;Letramento;Literacy
Issue Date: 15-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAULINO, Veronice Eleutério. O processo de aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – EJA: revisão da bibliografia e estudo de caso em uma escola de Logradouro/PB. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia a Distância), Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma visão norteadora da alfabetização e letramento na EJA, buscando apresentar referências bibliográficas e relatos do professor objeto da observação, analisando a literatura e comparando-a a realidade encontrada. O presente artigo foi escrito através de uma revisão bibliográfica paralela ao estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino do município de Logradouro/PB, tentando realizar uma abordagem diversificada sobre o assunto. A EJA é uma modalidade de ensino diferenciada, voltada para jovens e adultos que tiveram seu direito de ensino regular “roubado” por diversos fatores e que buscam através de uma educação tardia se alfabetizar e melhor seu convívio em sociedade. Além disso, buscam uma realização pessoal e, gradativamente, profissional, à medida que compreendem que o analfabetismo compreende um processo de exclusão social. Compreender o ensino da EJA e buscar metodologias que se adequem ao ensino é uma prioridade dos professores e escolas que prestam um papel tão crucial para a sociedade e, sobretudo, para os alunos. Buscar analisar os fatos e compreender as perspectivas de diversos estudiosos educacionais é importante porque traz uma visão diversificada do processo de ensino e melhora o planejamento e o conhecimento da equipe pedagógica.
Abstract: This article aims to present a guiding vision of literacy and literacy in adult education, seeking to present references and reports of teacher object of observation, analyzing literature and comparing it to reality found. This article was written by a parallel literature review to the case study in a school of public schools in the municipality of Logradouro/PB, trying to achieve a diversified approach on the subject. The EJA is a form of differentiated education, aimed at young people and adults who have had their right to regular education "stolen" by several factors and seeking through a late education is literacy and better their life in society. Also, they seek a personal achievement and gradually professional, as they understand that illiteracy comprises a process of social exclusion. Understand the teaching of EJA and seek methodologies that are appropriate to education is a priority of teachers and schools that provide such a crucial role for society, and especially for students. Search analyze the facts and understand the perspectives of various educational scholars is important because it brings a diverse view of the teaching process and improves planning and knowledge of the teaching staff.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2690
Other Identifiers: 2012034892
Appears in Collections:Pedagogia (A distância)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoEnsinoAprendizagemEJALogradouroPB_Artigo_2016.pdf315,13 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.