Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2524
Title: Formação docente para atuação com estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva
Authors: Lima, Leila Araujo de
Keywords: Educação inclusiva;Formação;Necessidades educacionais especiais
Issue Date: 13-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA,Leila Araújo. Formação docente para atuação com estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais numa perspectiva inclusiva. 2016. 43 f.Trabalho de Conclusão de Curso( Graduação em Pedagogia), Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação,Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: O estudo da educação inclusiva se apresenta, hoje, com uma necessidade para se garantir uma aprendizagem eficiente dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais. No entanto, para isso ocorrer é necessário um investimento significativo no tocante à formação de professores para atuar nessa área. A partir disso, percebe-se a importância que as universidades têm no processo de formação dos futuros professores, os quais necessitam de conhecimentos teóricos, métodos e metodologia necessários para garantir uma real inclusão dos alunos que apresentam deficiências, altas habilidades/ superdotação e transtornos globais do desenvolvimento. O presente estudo monográfico objetivou analisar o processo de formação docente, no tocante a educação inclusiva, tendo como público alvo estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os procedimentos adotados para realização desse trabalho se basearam na abordagem quanti/qualitativa. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica documental, no arquivo da UFRN. No tocante á pesquisa de campo, envolvendo alunos em processo de formação em Pedagogia, foi utilizado como instrumento para construção dos dados o questionário. Os dados construídos a partir da investigação empreendida revelaram, de maneira expressiva, algumas problemáticas no processo de formação docente voltados para a educação inclusiva, como a insuficiente oferta de disciplinas na área, restrita carga horária das poucas disciplinas existentes no referido campo, o que resultou em pouco aprofundamento teórico e na pouca uma correlação com a prática vivenciada nas escolas com alunos com necessidades educacionais especiais.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2524
Other Identifiers: 2011001260
Appears in Collections:Pedagogia (Presencial)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.