Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2463
Title: Pisciponia: recirculação de água em criação de tilápia nilótica (Oreochromis niloticus) associada à produção de hortaliças
Authors: Goes, Raiane Pontes de
Keywords: Pisciponia,;Hortaliças;Tilápia
Issue Date: 13-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: GOES, Raiane Pontes de. Pisciponia: recirculação de água em criação de tilápia nilótica (oreochromis niloticus) associada à produção de hortaliças. 2016. 27 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Aquicultura) - Departamento de Oceanografia e Limnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2016.
Portuguese Abstract: Este estudo teve como objetivo implantar e acompanhar um ciclo produtivo de um sistema de pisciponia no assentamento de reforma agrária Modelo 1, no município de João Câmara / RN, o qual constou da integração da criação do peixe tilápia nilótica (Oreochromis niloticus), criado em pequenos tanques escavados revestido com geomembrana pead, associado com a produção de hortaliças cultivadas em filtros rizosféricos localizados anexos à este tanque e confeccionados em caixas d’água com capacidade de 500 litros. Ao rigor, o sistema produtivo constou de um cultivo com recirculação da água, que circula entre o tanque dos peixes e o biofiltro com as hortaliças, tendo como finalidade a retirada de substâncias em solução que trazem prejuízos fisiológicos aos peixes, mas que são nutrientes para as hortaliças. Neste estudo, foi realizado um povoamento de 300 alevinões de tilápia nilótica em um tanque com dimensões de 5 m de comprimento, 3 m de largura e 0,8 m de profundidade. Os peixes foram alimentados com ração balanceada extrusada com 32% de Proteína Bruta. No início do estudo o peso médio dos peixes foi 91,3 g e após 80 dias atingiram o peso médio de 197,2 g. A produção de hortaliças observada constou de manjericão, mastruz, nirá e hortelã. O estudo possibilitou a conclusão que o sistema tem potencialidade produtiva, mas deve deve ser objeto de melhor avaliação dos indicadores produtivos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2463
Other Identifiers: 2011066695
Appears in Collections:Engenharia de Aquicultura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CriaçaoTilapia_Goes_2016.pdfMonografia1,21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.