Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2451
Title: Análise da influência da posição de furos na resistência à punção de lajes lisas apoiadas sobre pilares de seção transversal em "l"
Authors: Oliveira, Nathalia Fernandes Rodrigues de
Keywords: Concreto Armado;Punção;Lajes Lisas;Abertura;Pilar em "L";Normatização
Issue Date: 30-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Nathalia Fernandes Rodrigues de. Análise da influência da posição de furos na resistência à punção de lajes lisas apoiadas sobre pilares de seção transversal em "L".2016. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal,2016.
Portuguese Abstract: São conhecidas as inúmeras vantagens da utilização do sistema de lajes lisas em concreto armado, porém é preocupante a possibilidade desse sistema atingir a ruptura devido à ocorrência da punção. Apesar de ser caracterizado como ruptura frágil, por vezes faz-se necessário a realização de furos para a passagem de tubulações diversas (shafts), e esses bem próximos aos pilares onde há uma grande concentração de tensões. No presente trabalho, foram estudados casos em que os pilares possuem seção transversal em “L” e as aberturas variaram em área, forma e distância com relação ao contorno do pilar. A partir dessa problemática fez-se uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelas normas NBR 6118:2014, Eurocode 2:2010, ACI 318:2014, ModelCode 2010 e a Teoria de Fissuração Crítica de Cisalhamento proposta por Muttoni para a resistência ao puncionamento. Também modelou-se no software SAP2000 v17.3.0, programa baseado no método dos elementos finitos. Os resultados mostraram que para as estimativas normativas a presença de furos com valores de área de 100 cm² e 200 cm² independentes da forma, quadrada ou circular, e da distância pouco influenciam na redução da resistência ao puncionamento, com exceção de quando o furo se encontra adjacente ao pilar.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2451
Other Identifiers: 2010047168
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-NathaliaFernandesRdeOliveira-Definitivo.pdfPosicaoDeFurosNaResistenciaAPuncaoLajesLisasPilaresEmL_monografiaTCC_20162,66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.