Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2435
Title: Relação professor-aluno no ensino da dança: experiências no PIBID-dança
Authors: Silva, Silvia Priscila Lopes
Keywords: Relação professor-aluno;Dança;Afetividade;Alteridade
Issue Date: 12-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Silvia Priscila Lopes. Relação professor-aluno no ensino da dança: Experiências no PIBID-Dança. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso - (Licenciatura em Dança) - Departamento de Artes, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como objetivo discutir a relação professor-aluno no ensino da dança, no âmbito do subprojeto PIBID-Dança da UFRN e da Escola Municipal Professora Zeneide Igino de Moura e as contribuições que essa relação traz para as aulas de dança na escola. O programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que é uma iniciativada Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o qual concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidas por Instituições de Educação Superior. O subprojeto PIBID-Dança tem por objetivo promover espaços de reflexão e discussão sobre a dança e seu ensino, organizar e socializar produções acadêmicas e artísticas referentes a dança.Para a organização desse artigo, recorri as minhas experiências no subprojeto PIBID-Dança da UFRN como bolsista de iniciação à docência, considerando o registro de observações em diário de campo construído, por mim durante o desenvolvimento do projeto em 2015. Também foram realizadas, com os alunos entrevistas em forma de conversa e gravadas em vídeo com o objetivo de compreender a visão dos mesmos acerca das relações entre eles e a professora de dança. Através da experiência como bolsista de iniciação à docência no PIBID-Dança da UFRN na Escola Municipal ProfªZeneideIgino de Moura, foi possível entender como a relação professor-aluno pode ter um grande diferencial no ensino da dança, e como através desse relacionamento um professor pode fazer a diferença na vida de um aluno, os ensinando a desenvolver um olhar crítico sobre a dança, e por meio dessa linguagem o professor pode criar uma relação de afeto e confiança com o aluno, respeitando a individualidade de cada um e o reconhecendo como sujeito participativo do processo ensino aprendizagem.
Abstract: Thispaperaimstodiscusstheteacher-studentrelationship in theteachingof dance, as partofthe PIBID-Dance subprojectof UFRN, heldatthe Municipal School Professora ZeneideIgino de Moura. The InstitutionalProgramInitiation Grant toTeaching (PIBID) isaninitiativeofHigherEducationPersonnelImprovementCoordination (CAPES), andgrantsinitiationgrantstoteachingtoundergraduatestudents in highereducationinstitutions. The PIBID-Dance subproject UFRN aimstopromotespaces for reflectionanddiscussionabout dance and its teaching, as well as organize, socialize andarticulateacademicandartisticproductionsrelatedto dance as knowledge. For theorganizationofthisarticle, whichdealswiththerelationshipbetweenteacherandstudent, wasusedexperiencesofinitiationtoteachingstudent, in PIBID-Dance subprojectof UFRN, consideringtheobservationsofjournalingfieldduringdevelopmentoftheproject, in 2015. Theywerealsoconducted interviews withstudents in theformofconversationandvideotaped in ordertounderstandthevisionofthesameabouttherelationshipbetweenthemandthe dance teacher. Throughtheexperienceofinitiationtoteaching in PIBID-dance UFRN, atthe Municipal School Professora Zenaide Igino de Moura, it waspossibletounderstandhowtheteacher-studentrelationshipcanbe a differential in dance education, andhowthroughtheaffectiverelationshipwiththestudent, theteachercanmakethedifference in hislifeand in hiswillingnessto dance. From a relationshipmediatedbytheauthorityandalterity, the professor teachesstudentstodevelop a critical look atthe dance. Also, throughthe dance, theteachermaycreatetrust, whenheiscapableofrespectingthestudentindividuality, recognizinghim as a personwithextra-curricularexperiencesthat must berespected, once it interfere withhisbodyavailability for dance and for contactwithothers, as anactivelearningprocessof dance.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2435
Other Identifiers: 2012931989
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Priscila Lopes Silva - TCC.pdf366.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.