Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2421
Title: A influência da hidroginástica no estado de humor de idosos do Projeto “Minha Melhor Idade” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Cesario, Tatianny de Macêdo
Keywords: Humor, Hidroginástica, Idosos
Issue Date: 21-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CESÁRIO, Tatianny de Macêdo. A influência da hidroginástica no estado de humor de idosos do Projeto “Minha Melhor Idade” da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: Introdução: O humor possui influência e relevância no que diz respeito à prática de exercícios físicos. Estudos buscam explicar a relação dos aspectos psicológicos com o exercício físico, entretanto não existe um consenso sobre esses efeitos e então busca- se maior esclarecimento sobre tal influência. Objetivo: Avaliar o efeito da hidroginástica no estado de humor de idosos. Metodologia: O estudo caracteriza-se como sendo quantitativo do tipo experimental com delineamento cruzado e ordem aleatorizada. Foram selecionados 32 idosos de ambos os sexos, quais foram submetidos inicialmente ao questionário de prontidão de atividade física, fatores de riscos cardiovasculares, e o questionário do estado de cognição. Após isso foi aplicado o questionário de Humor de Brunel – BRUMS antes e depois de uma sessão de hidroginástica com cargas moderadas controladas pela Escala de Percepção do Esforço- PSE (Borg, 1998) e PSE da sessão. A diferença entre a 2º e a 3º sessão se deu pelo sorteio aleatório, sendo manipulada a variável independente, exercício moderado, em uma sessão sendo a sessão experimental (SE) - (AULA) ou a sessão controle (SC) - (REPOUSO). Todos os voluntários foram submetidos a duas sessões realizadas na área de piscinas semi-olímpica do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na cidade do NatalRN. Foi utilizado o teste de Shapiro Wilk para testar a normalidade da distribuição dos dados, sendo aceita essa condição utilizou- se o teste ANOVA (2 x 2) de um fator para medidas repetidas, sendo o grupo (masculino vs. Feminino) e a condição (Experimental vs. controle). Será atribuído o nível de significância estatística de 5%. Resultado: Foram determinados os valores de média e mediana para cada uma das subescalas de humor (tensão, depressão, vigor, fadiga, confusão, raiva), indicando suas respectivas variações, bem como dos índices de transtorno total de humor (TDH). Conclusão: A sessão aguda de hidroginástica não promoveu mudança no estado de humor.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2421
Other Identifiers: 2011025191
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Influênciahidroginásticaestado_2016_Trabalho de Conclusão de CursoTexto completo1,38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons