Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2341
Title: Os Curandeiros no Sertão: um estudo da perspectiva religiosa com o cristianismo nas cidades de Brejo do Cruz /PB e Catolé do Rocha/PB
Authors: Fernandes, José Alcione
Keywords: Curandeiros;Rezadores;História oral;Tradição
Issue Date: 30-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, José Alcione da Silva. Os Curandeiros no Sertão: um estudo da perspectiva religiosa com o cristianismo nas cidades de Brejo do Cruz /PB e Catolé do Rocha/PB. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira), Departamento de História do CERES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem como foco uma pesquisa com benzedores nas cidades de Brejo do Cruz e Catolé do Rocha no sertão da Paraíba, tentando compreender como esta prática de cura se articula com a preponderância das novas tecnologias e signos da modernidade. Faz parte da pesquisa, entender como a prática da benzeção articula sua permanência dentro da sociedade, buscando ressignificar e legitimar seus saberes para com a população. O trabalho busca ainda traçar o histórico da consolidação dessa prática bastante antiga que é de suma importância, porém não chama mais tanta atenção da juventude. No interior da Paraíba tal tradição é comum e ainda possui forte apelo junto ao povo. Os benzedores geralmente se valem de um ramo e um terço para benzerem. Alguns aspergem água benta com o ramo, enquanto benzem.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2341
Other Identifiers: 2014222757
Appears in Collections:CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Artigo Alcione Fernandes.pdfArtigo Alcione Fernandes223 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.