Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2321
Title: Influência da razão molar na recuperação de fósforo por precipitação de estruvita
Authors: Nunes, Carlos Augusto da Silva
Keywords: ESTRUVITA, REMOÇÃO DE FÓSFORO, REATOR DE LEITO FLUIDIFICADO;PHOSPHORUS REMOVAL; STRUVITE; FLUIDIZED BED REACTOR
Issue Date: 10-Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NUNES, Carlos Augusto da Silva. Influência da razão molar na recuperação de fósforo por precipitação de estruvita. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil), Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
Portuguese Abstract: A recuperação de fósforo a partir do percolado de lodo do esgoto na forma de estruvita, MgNH4PO4.6H2O, é uma alternativa sustentável para reciclagem do fósforo, pois a estruvita pode ser utilizada como fertilizante. Contudo, para que a precipitação de estruvita seja eficiente, é preciso balancear adequadamente as razões molares dos reagentes (Mg2+, NH4+ e PO43-) e estabelecer condições adequadas para que ocorra a reação de formação (pH, mistura etc.). Dentre as várias tecnologias atualmente empregadas na recuperação de fósforo por precipitação estruvita, em reatores de leito fluidificado têm se destacado, por permitir elevada eficiência de cristalização. Assim, nesta pesquisa, foi investigada a influência da razão molar dos reagentes na precipitação química de estruvita em um reator de leito fluidificado com recirculação interna de sementes (RLFRIS). Os ensaios tiveram elevada eficiência de remoção de fósforo por precipitação, sendo que os melhores resultados, (96% de remoção de fósforo) foram obtidos nos ensaios com maior excesso de magnésio e nitrogênio.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2321
Other Identifiers: 2011050229
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO-TCC-FINAL.pdfARTIGO CIENTÍFICO (TCC)851,79 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.