Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2254
Title: Mestras da cultura popular: a presença feminina nas brincadeiras populares em estados do Nordeste, na atualidade.
Authors: Medeiros, Maria de Lourdes Pereira de
Keywords: Cultura Popular;Mestras;Brincadeiras Populares
Issue Date: 21-May-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Maria de Lourdes Pereira de. Mestras da cultura popular: a presença feminina nas brincadeiras populares em estados do Nordeste, na atualidade. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História e Cultura africana e afro-brasileira), Departamento de História, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2016.
Portuguese Abstract: O presente artigo visa discutir a presença feminina nas brincadeiras populares em estados do Nordeste na atualidade, partindo de questionamentos advindos de nossa inquietação quanto a essa presença, uma vez que há poucas indicações por parte dos estudiosos da presença da mulher nos folguedos populares. Com isso, pretendemos investigar a participação dessas mulheres como mestras, como também questionar por que só agora essa participação vem ocorrendo com maior frequência. Nosso interesse por essa temática se justifica em razão do trabalho que desenvolvemos na área de cultura popular como cordelista, mamulengueira e apreciadora do gênero coco, além do interesse em conhecer mais sobre a presença feminina nos folguedos populares, em estados do Nordeste, a fim de enriquecer o trabalho em sala de aula, como professora de História. Para viabilizar nossa pesquisa, pretendemos fazer uma revisão da literatura, do que já foi produzido sobre o tema em questão, elencando livros, artigos, sítios de internet, teses e dissertações. Tomaremos como base alguns fundamentos da História cultural e um estudo bibliográfico será realizado. Nossa pesquisa é de base metodológica qualitativa. Faremos um pequeno mapeamento das mulheres nas brincadeiras atuais em estados do Nordeste. Analisaremos porque as mulheres estão assumindo a maestria, em alguns casos em que não havia registros no passado, e como outras estão mais aparentes, na atualidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2254
Other Identifiers: 2014222846
Appears in Collections:CERES - Especialização em História e Cultura Africana e Afro-brasileira

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo_lourdes_medeiros.pdfArtigo principal 427.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.