Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2214
Title: Turismo pedagógico como instrumento do processo ensino-aprendizagem: o caso da Escola Estadual Tristão de Barros – Currais Novos/RN
Authors: OLIVEIRA, Danielson da Silva
Keywords: Turismo pedagógico;Ensino-Aprendizagem;Tristão de Barros - Escola
Issue Date: Jun-2016
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Danielson da Silva. Turismo pedagógico como instrumento do processo ensino-aprendizagem: o caso da Escola Estadual Tristão de Barros – Currais Novos/RN. 2016. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte , Currais Novos, 2016.
Portuguese Abstract: O presente trabalho foi elaborado a fim de compreender as práticas de Turismo utilizadas no ensino da rede pública como método de ensino-aprendizagem para professores e alunos, tendo como estudo de caso a escola Estadual Tristão de Barros, localizada no município de Currais Novos/RN. Desta forma o objetivo geral da pesquisa foi analisar as potencialidades e os fatores limitantes do Turismo Pedagógico no processo ensino-aprendizagem na EETB, com a pretensão de colaborar com o aperfeiçoamento de métodos de ensino-aprendizagem, além de contribuir para novos estudos sobre a problemática. A metodologia deste estudo consistiu no levantamento bibliográfico a respeito do Turismo Pedagógico, para a construção do referencial teórico, que subsidiou a elaboração dos instrumentos para a coleta de informações na Escola Estadual Tristão de Barros, tais como a realização de entrevistas estruturada e semiestruturadas com a gestão da escola, professores e alunos do 3° ano do ensino médio. Dessa maneira, o conjunto de informações coletadas foi analisado criteriosamente à luz do referencial teórico, o que permitiu identificar as contribuições que o Turismo Pedagógico apresenta no processo ensino-aprendizagem dos discentes, quando inserido no planejamento pedagógico da escola, como também identificar os fatores limitantes para o desenvolvimento do Turismo Pedagógico, sendo os mais significativos a baixa dotação orçamentária da escola e a resistência dos pais em deixar seus filhos participarem de atividades extraclasse.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2214
Other Identifiers: 2012907750
Appears in Collections:CERES - Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Turismo pedagógico _Monografia.pdf790,33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.