Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/2067
Título: Histórias de vida e o processo de alfabetização de jovens e adultos
Autor(es): Araújo, Anna Mykellena Pereira de
Palavras-chave: Histórias de vida;Educação de Jovens e Adultos;Prática pedagógica
Data do documento: 16-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Anna Mykellena Pereira de. Histórias de vida e o processo de alfabetização de jovens e adultos. 2015. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia), Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
Resumo: Este artigo apresenta algumas possibilidades do uso do método autobiográfico, com destaque para as histórias de vida, no processo de alfabetização de jovens e adultos. Traz inicialmente, um panorama histórico que permite conhecer a história deste método investigativo e suas contribuições no contexto educacional. Em seguida, apresenta reflexões acerca das singularidades que envolvem o público participante da Educação de Jovens e Adultos e sua heterogeneidade, envolvendo principalmente as diferenças de ordem etária que acompanham o processo de juvenilização da EJA. Numa perspectiva problematizadora e transformadora da educação, defende o uso das histórias de vida na prática pedagógica como uma forma de promover a reflexão pessoal e coletiva, bem como a valorização de identidades marginalizadas e o respeito pelas diferenças. A pesquisa utiliza-se da análise bibliográfica e faz menção às experiências práticas que revelam o uso deste método investigativo com turmas de jovens, adultos e idosos.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/2067
Outros identificadores: 2011001645
Aparece nas coleções:Pedagogia (Presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Histórias de vida e o processo de alfabetização de jovens e adultos_Artigo_2015.pdf460,08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.